Em 2023, a Cemig documentou mais de dois milhões de raios em Minas Gerais.
Paulo Gustavo Ribeiro, técnico em eletrotécnica, recomenda desconectar aparelhos eletrônicos da rede elétrica durante tempestades (Demétrio Aguiar - Cemig / divulgação)
Com a chegada do período chuvoso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) emitiu um alerta à população sobre os cuidados necessários durante tempestades. Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior incidência de raios, e as chuvas fortes, frequentemente acompanhadas de ventos intensos e descargas elétricas, já começam a ser registradas em diversas regiões do estado.
Em 2023, a área de meteorologia da Cemig registrou mais de dois milhões de descargas atmosféricas no estado, um aumento de 150% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é atribuído às características geográficas e meteorológicas da região.
O técnico em eletrotécnica Paulo Gustavo Ribeiro explica que uma das coisas mais importantes que você deve fazer quando uma tempestade se aproxima é tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. “Desconectar seus dispositivos ajuda a protegê-los de possíveis picos de energia causados por raios. Esses picos podem danificar seus eletrônicos e até causar incêndios. Então, antes que a chuva comece a cair forte, tire tudo da tomada”, diz.
“Quando você conecta um aparelho em uma tomada com aterramento adequado, isso pode ajudar a evitar que a eletricidade estática ou uma descarga elétrica cheguem até você. Ele previne alguns riscos, mas não substitui outras precauções como desconectar os aparelhos” acrescenta o técnico.
Ribeiro ainda explica que os banhos devem ser evitados durante uma tempestade. “Tomar banho enquanto há relâmpagos pode ser perigoso porque a água é um excelente condutor de eletricidade. Se um raio atingir a rede elétrica da sua casa, a corrente pode viajar pela tubulação e te colocar em risco. Portanto, sempre espere a tempestade passar antes de se banhar”.
“Por fim, se você perceber que um fio se partiu durante a tempestade, mantenha a calma e nunca tente consertá-lo sozinho. A primeira coisa a fazer é manter distância do fio exposto e avisar imediatamente as autoridades ou a companhia de energia elétrica da sua região. Fios partidos podem estar energizados e representar um grande perigo”, completa o técnico.
A dona de casa Izabel Martins conta que quando percebe uma tempestade ela procura abrigo o mais rápido possível — “Ficar em casa é a melhor opção. Morro de medo de raios e trovoes”, diz.
Ela conta que nunca queimou nenhum aparelho porque toma todas as precauções. “Eu sempre desconecto todos os aparelhos da tomada, pois ajuda a evitar danos causados por picos de energia e descargas elétricas. Tenho vizinhos que já queimaram seus aparelhos durante uma tempestade. Se um raio atingir a rede elétrica da sua casa, você pode perder seus dispositivos e ainda correr o risco de incêndios”.
O engenheiro eletricista da Cemig, Demétrio Aguiar, destaca que durante as tempestades com raios as pessoas devem procurar abrigo imediatamente. “Caso a pessoa esteja na rua, ela deve procurar um local seguro, como um estabelecimento residencial ou comercial. O mesmo vale para regiões rurais. Além disso, é importante não ficar debaixo de árvores ou de postes, que podem atrair a descarga atmosférica e, consequentemente, eletrocutar quem esteja próximo. O raio pode provocar queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte”, explica.
“Caso não seja possível conseguir um abrigo, é importante ficar longe de pontos altos, que podem atrair os raios. O mais importante é não sermos um dos pontos mais altos em locais descampados. Se uma pessoa estiver no alto de uma montanha desprotegido, por exemplo, a orientação é ficar deitado para não arriscar sofrer uma descarga atmosférica”, alerta Demétrio Aguiar.
*Com informações da Agência Minas