Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O comandante da Companhia de Corpo de Bombeiros de Montes Claros, Major Jediael Alves Costa, anunciou nesta semana a data da solenidade de inauguração oficial do 5º Pelotão de Corpo de Bombeiros de Janaúba. Será dia 11 de agosto e não mais na próxima quinta-feira, 20, como estava previamente previsto. O anúncio foi feito durante reunião com o Tenente Andrey Gomes, comandante do 5º Pelotão BM, e com o prefeito deste município, Ivonei Abade Brito.
A demora na oficialização da unidade é devido à reforma do prédio, situado no centro da cidade, e que passou pela inspeção da Vigilância Sanitária estadual, pois no local funcionou um hospital. Além disso, dependia da liberação de recurso financeiro por parte do IEF – Instituto Estadual de Floresta – e do apoio da prefeitura. No mesmo imóvel funcionam outros órgãos, entre eles a Guarda Mirim e o Conselho Tutelar.
O Pelotão de Janaúba é composto de 32 policiais e 10 veículos. O Governo do Estado investe cerca de R$ 1 milhão com a frota de veículos e ainda a folha de salários em torno de R$ 70 mil mensais nessa unidade dos Bombeiros que visa atender uma área de 30 municípios com uma população estimada em 500 mil habitantes.
PRIMEIRAS AÇÕES
Apesar do adiamento da cerimônia de formalidade, o Pelotão do Corpo de Bombeiros está em ação desde a última semana de junho. No domingo, dia 9, foram três atitudes em menos de oito horas. Combate a incêndio em veículo e retirada do corpo de uma vítima de acidente automobilístico. Houve, ainda, assistência a uma gestante no 7º mês de gravidez. O bebê nasceu e está sob observação médica. Os familiares da mulher agradeceram à ação dos bombeiros.
Nas primeiras horas do último domingo, 16, os bombeiros entraram de novo em ação. Na madrugada retiraram o corpo de uma vítima (taxista) que ficou pressa nas ferragens de uma colisão entre veículos. Conduziu uma senhora enferma ao hospital e também encaminhou outra gestante à maternidade.