minas do norte

PC alerta usuários de aplicativos de relacionamento

Entidade aconselha os usuários a protegerem suas informações pessoais de antemão

Leonardo Queiroz*
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 23/07/2024 às 19:00.
A delegada Cinara da Rocha é coordenadora do 1º Departamento de Polícia Civil, em Belo Horizonte (PCMG / Divulgação)

A delegada Cinara da Rocha é coordenadora do 1º Departamento de Polícia Civil, em Belo Horizonte (PCMG / Divulgação)

A tecnologia permite que, com um simples toque no celular, você conheça pessoas ao redor do mundo. Contudo, muitos usuários não priorizam sua segurança física e digital ao utilizar essas plataformas. Isso aumenta o risco de que criminosos se aproveitem, causando desde situações desconfortáveis até crimes graves. 

Aplicativos de relacionamento são uma realidade para grande parte da população, mas os cuidados são necessários para que a experiência não se torne desagradável e até mesmo perigosa. 

Pensando nisso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recomenda algumas precauções para os usuários desses aplicativos. “Em primeiro lugar, é aconselhável conhecer melhor as pessoas antes de um encontro presencial, tentando manter as informações mais sensíveis resguardadas, como endereço, dados pessoais e rotina de vida”, orienta a delegada Cinara da Rocha, coordenadora do 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte.

Ainda segundo a delegada, para um encontro presencial, a melhor sugestão é optar por locais públicos, como shoppings, restaurantes, cafés e praças. “São locais que já oferecem segurança por si só e, em grande parte, contam com monitoramento eletrônico”, assinala.

De Montes Claros, T. M. S., de 42 anos, mãe de quatro filhos, conta que usa o aplicativo de relacionamento e toma todos os cuidados. “Conheci um empresário de 48 anos por aplicativo e nosso primeiro encontro foi num lugar público, um barzinho. Antes disso, ele me forneceu o seu Facebook, onde pude confirmar se era uma pessoa real e se tínhamos alguns amigos em comum. No encontro, tomamos um vinho e foi uma experiência super agradável. Já faz três anos que nos encontramos e de vez em quando uso o aplicativo para conhecer novos rapazes”, conta. 

“Tenho uma amiga que conheceu o seu futuro marido pelo Tinder e está com data marcada para o casamento. Se soubermos usar com cuidado, as experiências podem ser incríveis”, conta T.M.S. 
 
LOCALIZAÇÃO
O compartilhamento das informações e localização com uma pessoa próxima também é uma ótima estratégia para evitar ser vítima de algum crime. Se, durante o encontro, houver alguma situação suspeita, a recomendação é de que seja feito o acionamento imediato das autoridades policiais, ligando para o 190.

“Seguindo essas dicas, é possível evitar crimes como estelionato, roubo, latrocínio, importunação sexual, estupro, extorsão mediante sequestro e até homicídio”, conclui Rocha.

A Polícia Civil também alerta para que as vítimas de crimes, cometidos por meio de aplicativo de relacionamento após o encontro, devem ligar para o Disque-Denúncia Unificado (DDU) 181, ou se dirigirem para a delegacia de polícia mais próxima, para a ocorrência ser devidamente apurada.

*Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por