Alexsandro Mesquita
Correspondente
GLAUCILÂNDIA - Este município recebeu, no início do mês de março, importantes visitas para avaliação do trabalho feito pela Emater local em conjunto com a Codevasf e prefeitura, nos cuidados com o solo e, principalmente, com o meio ambiente. De acordo com Dumont Nascimento, técnico da Emater no município, a visita consiste, além da avaliação, na montagem de um documentário sobre os trabalhos realizados pela parceria.
Estiveram presentes Anderson Vasconcelos Chaves, superintendente da Codevasf; Paulo César Lima, promotor de justiça do meio ambiente de Montes Claros e coordenador da promotoria de justiça da defesa do Rio São Francisco; Aluísio Fantini Valério, gerente executivo do programa de revitalização e desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica do Rio São Francisco em Minas Gerais e Ênio Resende de Souza, coordenador técnico da área de meio ambiente e do projeto de capitalização do Rio São Francisco, da Emater.
Anderson Vasconcelos destaca a importância do convênio que está sendo executado em parceria com a Emater e com o apoio da prefeitura de Glaucilândia.
Já Aluísio Fantini Valério diz que esse projeto é um trabalho de articulação:
- A Codevasf tem sido uma instituição que apóia diversos programas na Bacia do São Francisco. Ela tem esse compromisso. Particularmente, no caso da Emater, esse convênio com a Codevasf permite um esforço muito grande na educação ambiental envolvendo crianças, jovens e adultos, bem como o treinamento de produtores.
Ênio Resende lembra que o objetivo do projeto é melhorar a qualidade da água, dos córregos, nascentes, e aumentar a quantidade dessa água principalmente no período de estiagem.