minas do norte

Outono traz promessa de chuva para o Norte de MG

Estação também é marcada por dias mais agradáveis e pela colheita de vários frutos

Alexandre Fonseca
Publicado em 20/03/2023 às 20:30.
Com a chegada da nova estação, as “flores” do mamoeiro anunciam a vinda dos frutos na região do Norte de Minas (Darah Costa)

Com a chegada da nova estação, as “flores” do mamoeiro anunciam a vinda dos frutos na região do Norte de Minas (Darah Costa)

Conforme alguns etimólogos, a palavra OUTONO tem origem no latim, com os possíveis significados: tempo do acaso ou amadurecer. A estação que sucede o verão e antecede o inverno começou nesta segunda-feira (20), as 18h25, perdurando até 21 de junho. Conforme previsões, outono trará temperaturas mais agradáveis e chuvas para o Norte de Minas.

Meteorologicamente, o outono é mercado pela incidência de radiação solar diretamente sobre a linha a linha do Equador. De acordo com o meteorologista do Climatempo, Ruibran dos Reis, mesmo com a chegada da nova estação, a quantidade de radiação solar que chega no Norte de Minas ainda é alta, devido a aproximação da linha equatoriana. Comparada a outras regiões brasileiras, “no Norte de Minas não temos uma variação tão significativa, mas cai um pouco, porque você tem a ausência de nebulosidade, as temperaturas caiem principalmente de madrugada, então, com isso, deixa os dias agradáveis. Então, o outono, principalmente no Norte e Nordeste de Minas, é marcado pela ausência de nebulosidade durante a noite, temperaturas mínimas mesmo sem a chegada de massa polar, elas ficam na faixa dos 12º C a 13º C durante a madrugada. E a tarde esquenta, mas não faz aquele calorão típico de verão. A máxima fica entorno de 32º C 33º C” explica. 

Ainda conforme o especialista, devido ao enfraquecimento do La Niña, presente nos últimos três anos, teremos uma previsão de um outono neutro. “Previsão chegada de frente fria na primeira quinzena de abril passando pelo Norte de Minas até a Bahia. Vamos ter chuvas significativas no mês de abril no Norte de Minas, acima da média histórica”.  
 
FRUTAS DA ESTAÇÃO
A engenheira agrônoma, Inêz Silva, responsável técnica pela Fazenda Experimental do Sindicato Rural de Montes Claros, explica que no outono existe uma preparação de passagem entre o verão e o inverno. “Aos poucos, os dias ficam cada vez mais curtos em relação às noites. Também é conhecido como estação das frutas por ser a época de colheita de diversas frutas. Nessa época do ano, é comum observarmos diversas festas e eventos, como a festa da banana (Jaíba) do Limão (Matias Cardoso)” elucida.

Em relação a queda das folhas e frutos das árvores, símbolos imagéticos da estação, Silva explica que esse mecanismo é uma estratégia de sobrevivência das plantas. “Ao perderem as folhas, elas podem poupar energia e se proteger do inverno que se aproximam; as temperaturas são amenas; ocorre queda das folhas e frutos de algumas espécies de árvores; a umidade relativa do ar sofre uma queda; diminuição dos períodos de chuva; aumento da ocorrência de ventos. São comuns no outono: abacate, banana, caqui, coco, figo, goiaba, graviola, kiwi, laranja, limão, maçã, mamão, manga, pera e uva” finaliza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por