
Na manhã desta última terça-feira (3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou a 2ª fase da operação Caminhos Seguros — Guardiã em Taiobeiras e região. O foco é o combate a crimes de exploração e abuso sexual infantojuvenil. Durante a ação, três pessoas foram presas: dois homens, de 36 e 51 anos, e uma mulher, de 31.
Além das prisões, foram cumpridas cinco ordens de busca e apreensão nas comunidades de Lagoa Seca e Mirandópolis, distritos de Taiobeiras, além da cidade de Salinas. As medidas cautelares foram determinadas pelo Poder Judiciário após investigações da Polícia Civil sobre crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Conforme a delegada Mayra Coutinho, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Taiobeiras, um dos detidos é suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 5 anos enquanto estava sob seus cuidados. As investigações também levaram à prisão dos outros dois alvos, envolvidos na exploração sexual de uma adolescente de 16 anos. A tia da vítima foi identificada como responsável pela exploração, enquanto clientes que mantinham relações sexuais com a adolescente foram localizados; um foi preso e outro permanece foragido.
Em Salinas, mandados de busca foram cumpridos contra um investigado por armazenar imagens íntimas de adolescentes e coagir as vítimas a presenciarem atos libidinosos por videochamada. Esta parte da investigação foi conduzida pela Delegacia em Salinas, sob o comando do delegado João Victor Petrone.