Dos 180 mil alunos do ensino médio e fundamental, vinculados a 434 escolas públicas de 83 municípios das regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cerca de 8.290 foram classificados para as provas da segunda fase, concorrendo, entre outros prêmios, a bolsas de estudo concedidas pelos organizadores.
As provas dessa etapa serão realizadas no dia 18 de novembro, em locais indicados em cada município pelo Departamento de Ciências Exatas, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Unimontes, responsável pela coordenação regional do evento. Em dezembro, será conhecido o resultado em nível nacional.
O projeto OBMEP, iniciativa dos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, é implementado pelo Instituto de Matemática Aplicada (IMPA), com apoio das universidades públicas do país, dentre elas, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O principal objetivo é descobrir novos talentos para a matemática e, ao mesmo tempo, incentivar a formação de pesquisadores e professores para as ciências exatas no país. Estão concorrendo alunos nos níveis I (5ª e 6ª séries), II (7ª e 8ª séries) e III (ensino médio).
De acordo com informações do coordenador regional, professor Antônio Wilson Vieira, na área coordenada pela Unimontes, abrangendo o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha - denominada MG07 - o projeto atendeu 170 mil alunos em 2005, dos quais 23 conquistaram bolsas de estudo e estão participando de estágio com professores da universidade, seguindo programa de estudo do IMPA.
Na edição de 2006 da OBMPE, 180 mil alunos se inscreveram para a primeira fase. 42 mil alunos foram inscritos em Montes Claros, dos quais foram classificados 2.003 alunos, que farão as provas na Unimontes. Em Janaúba (7.000 inscritos), 353 classificados vão fazer as provas na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo; e, em Bocaiúva (6.400 inscritos), 292 foram classificados e farão provas na Escola Estadual Professor Gastão Valle. A lista completa dos alunos classificados em cada município, assim como os locais de provas da segunda fase, pode ser consultada no endereço eletrônico www.obmep.org.br. As provas serão corrigidas por uma banca constituída por 15 professores do Departamento de Ciências Exatas, com a participação de acadêmicos dos cursos de Matemática da Unimontes.