Estão abertas as inscrições para oficina de capacitação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), promovida pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE). A atividade é voltada para agricultores, técnicos agrícolas e gestores municipais da área de agricultura da região.
O evento acontecerá no auditório da AMAMS, no dia 26 de novembro, e será realizado em parceria com os consórcios participantes da Primeira Turma do Projeto ConSIM3. O objetivo é capacitar os participantes sobre as exigências sanitárias do SISBI e fortalecer a integração regional através do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM Consorciado). Essa iniciativa busca promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares na região, ampliando seu acesso ao mercado.
Deiviane Muniz, gerente do departamento de Desenvolvimento Regional do CODANORTE explica que o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIM Consorciado) impacta diretamente a economia local dos municípios “Através do serviço de Inspeção Municipal Consorciado - SIM os produtores além de garantir a qualidade dos produtos, podem comercializar seu produtos dentro do seus municípios e nos municípios vinculados ao Codanorte e expandindo o mercado”, diz.
Algumas estratégias tem sido implementadas para sensibilizar os gestores públicos e produtores sobre a importância da adesão ao SISBI-POA e o fortalecimento das cadeias produtivas regionais “A equipe técnica do CODANORTE tem visitado os municípios realizando reuniões para esclarecimentos e dúvidas junto a prefeitos, secretários e técnicos relacionados a área e realizado capacitações com estes profissionais . Logo após a adesão dos municípios ao SIM CODANORTE realizamos um seminário voltado aos produtores rurais para demonstrar os benefícios de formalizar seu empreendimento, demonstramos ao produtor o quão lucrativo é a adesão, visto que seus produtos chegarão a mais mesas tendo a certificação do serviço de inspeção. Com isso buscamos desmistificar a visão punitiva que a população tem sobre o serviço de inspeção”, explica a gerente</CW><EM><EM>
SIM Consorciado
Para que o SIM Consorciado seja implantado nos municípios, é necessária a aprovação da lei correspondente na câmara de vereadores. Até agora, 21 municípios já aprovaram a legislação: Montalvânia, Cônego Marinho, São João da Lagoa, Ibiracatu, Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz, São João do Pacuí, Botumirim, São João da Ponte, Miravânia, Japonvar, Campo Azul, São Francisco, Olhos D’Água, Icaraí de Minas, Itacarambi, Bocaiuva, Pintópolis, Engenheiro Navarro, Varzelândia e Francisco Dumont.
Eduardo, presidente do CODANORTE e prefeito de Francisco Dumont, destacou os benefícios que essa implementação trará para as cidades: “Essa ação visa promover o desenvolvimento dos nossos municípios. Expandir o mercado significa gerar mais renda e aquecer a economia local.”
As inscrições podem ser feitas na AMANS até no dia do evento ou pelo link:
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0UMFViwq2xgZZilU2BTDywxAqvMHvlXz0DATkzmpHyoXGYQ/viewform