Minas do Norte

Oferta de cirurgia eletiva deve aumentar no Norte de Minas

Hospitais privados da região poderão ser credenciados pelo Estado; está prevista a realização de 2.020 procedimentos

Da Redação
Publicado em 31/08/2022 às 22:01.
Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira avalia participação (ANA CLARA VIEIRA- ASCOM HCMR)

Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira avalia participação (ANA CLARA VIEIRA- ASCOM HCMR)

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está credenciando estabelecimentos de saúde privados, com fins lucrativos, visando a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 22 de agosto e com duração prevista de 20 dias.  

O intuito é conseguir contemplar todas as regiões do Estado, pra o atendimento de demandas de pacientes que aguardam a realização de cirurgias eletivas superior a R$ 229,8 milhões.

No Norte de Minas, a expectativa é atender a demanda de 2.050 pacientes residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde, o investimento previsto pela SES-MG é superior a R$ 4 milhões 290 mil. 

Duas unidades de Montes Claros responderam ao Norte que estão avaliando a participação: o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e a Santa Casa.

Ao todo está prevista a realização de 2.020 procedimentos, sendo as maiores quantidades relativas a cirurgia de catarata (512); amigdalectomia com adenoidectomia (319); amigdalectomia (187); septoplastia para correção de desvio (129); adenoidectomia (124); artroplastia total primaria do joelho (94); timpanoplastia uni/bilaterial (91); tratamento cirúrgico de rotura do menisco com meniscectomia parcial/total (75); histeroscopia cirúrgica com ressectoscópio (60); colpoperineoplastia anterior e posterior (53) e sinusotomia bilateral (51).  
 
COMO SERÁ 
O coordenador de Regulação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Cleiton Francis Carnielle, explica que caberá ao estabelecimento de saúde credenciado realizar consultas e exames pré-operatórios, avaliação cirúrgica, bem como o atendimento das intercorrências e urgências pós-operatórias.  

O estabelecimento que for credenciado tambémdeverá arcar com dispêndios necessários relativos às órteses, próteses e materiais especiais que se fizerem indispensáveis. Os estabelecimentos também deverão dispor de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), visando assegurar a assistência integral dos pacientes.

Os hospitais contratados deverão ter atualizado o seu registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), informando o total de leitos cirúrgicos disponibilizados ao SUS, em número compatível com a realização da quantidade de procedimentos contratados.

Além disso, os prestadores de serviços contratados pelo Estado ou por municípios deverão utilizar o Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do SUS para o registro de sua produção mensal, que servirá de base para o pagamento.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por