Tiago Severino
Correspondente
PIRAPORA - A prefeitura de Pirapora oficializou a admissão de 350 funcionários que foram aprovados no concurso público realizado em 2006. O concurso foi resultado de um TAC - Termo de ajustamento de conduta assinado entre a administração municipal e o ministério público, pelo qual a prefeitura substituiria a grande maioria do seu funcionalismo contratado por efetivos.
Na manhã de 1° de fevereiro, no salão paroquial, foi realizada uma solenidade para empossar os novos servidores. O evento concluiu um seminário iniciado no dia 29, que orientou e capacitou os novos funcionários sobre suas principais atribuições, dentro das e diretrizes da administração pública: PCCV - Plano de cargos, carreira e vencimentos, o regime jurídico único do município e o funcionamento do IPSEMP – Instituto de previdência dos servidores públicos municipais.
Agentes educadores, administrativos, operacionais, sociais, fiscais e de saúde foram empossados no dia 1° e 02/02.
REGULARIZAÇÃO E DIREITOS GARANTIDOS
Para o prefeito Warmillon Fonseca Braga, a inserção de funcionários concursados elimina um problema crônico que aflige a maioria dos municípios: a troca constante do quadro de pessoal, a cada mudança de governo, na maioria dos casos seguindo critérios políticos. Pela primeira vez na história a Prefeitura orienta e capacita novos servidores antes da posse efetiva nos cargos.
- Vocês têm direitos assegurados pelo PCCV e a legislação trabalhista. Tudo isso, é primordial para conferir um grau de eficiência na prestação de serviços – diz o prefeito Warmillon.
Solange Figueira, do setor de Recursos Humanos da prefeitura, fez a leitura do termo de compromisso dos recém-admitidos.
DISPONIBILIDADE DE VAGAS
No termo de compromisso consta que “é dever do servidor atender bem a população, informar irregularidades que consiga identificar, zelar pelo patrimônio público, ser assíduo e eficiente”.
O documento foi assinado por todos os empossados, que iniciarão suas atividades no próximo dia 05. A Superintendente de Administração e recursos humanos da Prefeitura, Maria Aparecida Rodrigues, informou que os demais aprovados no Concurso público poderão ser chamados de acordo com a necessidade funcional e a disponibilidade de vagas.