Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Durante três dias esta cidade será o centro das atenções sobre os novos rumos da educação regional. Entre sexta-feira, 26, e domingo, 28, o Isejan – Instituto Superior de Educação de Janaúba – realizará o I Congresso do Isejan com o tema “A educação e a sociedade norte mineira, novos rumos, paradigmas e lingüísticas”. Haverá debates, lançamento de livros, mini cursos e encenação teatral no centro cultural Marly Sarney, Automóvel Clube, coreto da praça da Matriz e no auditório do Isejan.
O congresso iniciará na sexta-feira, 26, às 19 h, com pronunciamento do diretor do Isejan, José Ermelino Damasceno, do professor Ruy Adriano Borges Muniz e da deputada estadual Elbe Brandão. Na seqüência, apresentação e lançamento do grupo Voz do Isejan, seguida de conferência apresentada pela professora Helena Maria Magalhães Gramiscelli (UFMG, PUC/Minas), com o tema As Naridades: Novos paradigmas da prática pedagógica. Às 21 horas, lançamento do livro A Identidade do povo gorutubano, de autoria dos alunos do 2º período de Letras do Isejan.
O objetivo do congresso é discutir as implicações da prática pedagógica e as possibilidades para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, considerando o panorama da Educação no Norte de Minas. No sábado, 27, no período das 8h às 12h, estão previstos 14 mini cursos, que abordarão vários temas sobre a Educação, discutindo questões como o erotismo nos contos de fadas, produção de textos, novos caminhos para o ensino da língua, entre outros.
Ainda no sábado, de 14h às 18h, haverá debate sobre vários temas, dentre eles o Norte de Minas em foco; os novos paradigmas e as novas linguagens; médico ou monstro: a semiologia e a relação de poder. A partir as 19h haverá atividades com apresentação da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – e palestra sobre a relação professor/aluno e a contribuição da Psicanálise, proferida pela professora Amanda Bebino Pires. Às 21 horas, apresentação cultural Música da terra, no coreto da praça da Matriz de Janaúba.