Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – O recolhimento de garrafas, latas e outros tipos de recipientes que podem provocar focos do mosquito Aedes aegpty. Essa é a ação sistemática que a Vigilância Sanitária de Nova Porteirinha realiza na cidade e comunidades rurais como forma de evitar a proliferação de casos de dengue. O mosquito Aedes é o transmissor da doença.
Em Nova Porteirinha ainda não houve casos de dengue, mas diante do surgimento de moradores de Janaúba – cidade separada pelo rio Gorutuba – com sintomas da doença, o setor de vigilância e de zoonose de Nova Porteirinha intensificou a ação de prevenção e combate ao mosquito.
De acordo com a Vigilância, não há foco de dengue em Nova Porteirinha. Mesmo assim, os agentes conscientizam a população sobre os procedimentos básicos para evitar larvas do mosquito da dengue.
A campanha de prevenção à dengue envolve toda a estrutura administrativa de Nova Porteirinha. Funcionários e agentes da secretária de Saúde, de Educação e de serviços urbanos estão empenhados no sentido de conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra doenças.