Oliveira Júnior
Correspondente
NOVA PORTEIRINHA – A instalação de uma biblioteca pública municipal será uma das atrações das comemorações dos 11 anos de emancipação político administrativa do município de Nova Porteirinha, quinta-feira, 21. A biblioteca faz parte do programa Construindo uma Minas Leitora, coordenado pelo governo do Estado.
Com um acervo inicial de 1.000 títulos literários, a biblioteca prestará homenagem ao Bispo Dom José Mauro Pereira Bastos, pioneiro da Diocese de Janaúba e que morreu em acidente na BR-381 (Fernão Dias), em setembro. – Além de um líder religioso, Dom Mauro foi gestor comunitário e incentivador da educação através da leitura. Portanto, mais do que justo a comunidade de Nova Porteirinha prestar essa homenagem a Dom Mauro – justificou o prefeito Wilmar Soares de Oliveira.
A secretária municipal de Educação, Simone Almeida, destaca que a biblioteca pública mudará o perfil cultural da população de Nova Porteirinha, município com 7 mil habitantes. – É mais um mecanismo para melhorar a qualidade do ensino do município – expressou a secretária ao acrescentar que os estudantes serão beneficiados, desde a fase fundamental até o nível médio.
ONZE ANOS
O município de Nova Porteirinha foi emancipado no dia 21 de dezembro de 1995. As comemorações dos 11 anos de Nova Porteirinha iniciarão às 9 horas com missa campal a ser celebrada pelo Padre Mário, na praça Esterlino Alves. Em seguida haverá apresentações de grupo teatral, grupo de Folia do Divino Espírito Santo, grupo de pastorinhas e coral mirim de Nova Porteirinha.
A inauguração da Biblioteca Pública Municipal Dom José Mauro está prevista para às 11 horas de quinta-feira, 21, data do aniversário de Nova Porteirinha.