Nova Porteirinha adere à marcha mundial contra à fome

Jornal O Norte
Publicado em 15/05/2007 às 10:16.Atualizado em 15/11/2021 às 08:04.

Oliveira Júnior


Correspondente



NOVA PORTEIRINHA – A população desta cidade aderiu à marcha mundial contra a fome, realizada no final de semana em 118 países. Organizada pela secretaria municipal de Educação e com apoio das comunidades, a caminhada foi na manhã de domingo, 13, com a participação de moradores, alunos e professores das escolas municipais.






Alunos, professores e moradores de Nova Porteirinha participam da caminhada mundial de conscientização (foto: Oliveira Júnior)



A marcha mundial contra a fome é organizada anualmente pelo PMA - Programa mundial de alimentos das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a opinião pública e recolher fundos para o combate à fome, em especial, a infantil. Esse evento se insere no esforço da ONU – Organização das Nações Unidas para alcançar o primeiro ODM - Objetivo de desenvolvimento do milênio, que é reduzir pela metade a fome do mundo até 2015.



Com cartazes e faixas, os alunos, educadores e lideranças comunitárias de Nova Porteirinha sensibilizaram a todos em se unirem no combate à desnutrição. A marcha contra a fome tem como objetivo aumentar a consciência de cidadãos em todo o mundo e os fundos para ajudar mais crianças famintas a ir para a escola.



DOAÇÕES



A organização da marcha nesta cidade arrecadou alimentos junto aos produtores rurais, moradores de comunidades rurais e da área urbana. Esses alimentos serão doados a famílias carentes.



No Brasil, a marcha mundial contra a fome é organizada pelo ministério da Educação, por meio do PNAE - Programa nacional de alimentação escolar e do FNDE - Fundo nacional de desenvolvimento da educação.



A fome é a maior ameaça à saúde. Todo ano, mais pessoas morrem devido á fome e à desnutrição do que de aids, malária e tuberculose juntos. Há mais de 850 milhões de pessoas no mundo que sofrem cronicamente com a fome.



PMA é a maior agência humanitária do mundo: todo ano, alimenta uma média de 90 milhões de pessoas pobres para sanar suas necessidades nutricionais, incluindo 58 milhões de crianças famintas, em pelo menos 80 dos países mais pobres do mundo.



CRIANÇA PEDE POR APOIO NO COMBATE À FOME INFANTIL



- Evite o desperdício: cascos, folhas, talos e sementes de alguns alimentos são ricos em vitaminas e minerais.



Esta frase estava estampada numa das faixas e cartazes que eram expostos pelos alunos e professores da rede municipal de ensino de Nova Porteirinha na manhã de domingo, 13, em alusão à marcha mundial contra a fome.



A população de Nova Porteirinha se juntou a centenas de milhares de pessoas em todo o mundo, no final de semana, na caminhada de mais de 24 horas em todos os 24 diferentes fusos-horários, para transmitir a mensagem: não há mais lugar para a fome infantil no mundo e os cidadãos de todo o mundo podem acabar com ela.



A marcha aconteceu pela primeira vez em 2004. Em 2005 contou com a participação de 201 mil pessoas, de 91 países. Já em 2006, cerca de 800 mil pessoas participaram da marcha em 118 países, conscientizando o público e recolhendo fundos suficientes para garantir mais de 100 mil merendas para um ano escolar.



Os fundos levantados com a marcha serão destinados ao programa global de alimentação de escolas do PMA - Programa mundial de alimentos. Essa iniciativa liga alimentação e educação ao oferecer refeições às crianças mais vulneráveis do mundo.



No ano passado, o PMA forneceu refeições escolares para 19,4 milhões de crianças em 71 países. A maioria das crianças – principalmente meninas – é desprovida de educação porque seus familiares não podem arcar com as despesas de uma escola. A educação ainda é um dos melhores jeitos de escapar permanentemente do cruel ciclo de pobreza, analfabetismo, saúde fraca e fome.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por