Gleide Selma
Colaboração para O Norte
Foi inaugurada no último dia 20 de dezembro, na santa Casa de Montes Claros a Enfermaria Dr. Carlos Versiani. A solenidade ocorreu pela manhã e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Marcelo Gouvêa Teixeira além de autoridades políticas da região, diretoria e corpo clínico do Hospital. A Enfermaria conta com 27 leitos e vai atender paciente feminino e masculino.
Foram gastos na obra cerca de 500.000,00(quinhentos mil reais), 50 por cento do PRÓ-HOSP, os outros 50 por cento do Governo Estadual. A nova enfermaria também contará com equipamentos novos e modernos como 15 carrinhos de emergência, balança, desfibriladores e monitores.
Logo após a inauguração os pacientes do setor de cardiologia e queimados seriam transferidos para a nova enfermaria para que seja iniciada mais uma obra. O local será reformado e também ganhará equipamentos novos. .
O nome da enfermaria ao ex-médico Carlos Versiani é uma forma de homenagear e manter viva a história de um homem que, como poucos, dedicou-se em salvar muitas vidas e fundou a Santa Casa.
DR. CARLOS VERSIANI
Dr. Carlos Versiani nasceu no dia 20 de dezembro de 1819 no distrito de Bomfim de Montes Claros. Era filho de Pedro José Versiani e D. Angélica Cláudia Pena.
Médico formado pela Academia de medicina do Rio de Janeiro apresentou como tese um estudo sobre “A SIMPATIA ORGÂNICA”. Foi quando seus mestres o aconselharam a ir à Europa, para ampliar os conhecimentos. Entretanto, preferiu regressar ao sertão de Minas Gerais, onde, além de estar junto à família, poderia prestar serviços a milhares de sertanejos que careciam completamente de recursos médicos.
Assim, no mesmo ano de sua formatura, (1815), estabelece-se como médico na então Vila de Montes Claros. Sendo o primeiro médico do local.
Para socorrer a população carente de Montes Claros fornecia a receita e o remédio. Fazia isso com a ajuda da esposa D. Gabriela Gertrudes de Oliveira Cata-Preta, natural de Ouro Preto, que aprendeu a arte de manipular com o médico e numa pequena farmácia, aviava todos os dias receitas de seu marido para as pessoas pobres. Foram quase 60 anos exercendo a medicina e acudindo aos enfermos.
Entre as obras meritórias do Dr. Carlos Versiani destaca-se a fundação da Santa Casa de Caridade de Montes Claros tendo a compreensão nítida da necessidade de um estabelecimento dessa ordem, o Dr Carlos Versiani lançou a idéia de se fundar um hospital.
Durante vários anos foi provedor e médico assistente da Santa Casa, até que, quando já idoso e doente passou o os trabalhos administrativos e científicos do hospital ao Dr. Honorato Alves, então chegado da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formara.
Doutor Carlos Versiani também foi Presidente da Câmara várias vezes, deputado provincial em diferentes legislaturas e deputado geral até a queda do regime monárquico.