Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Norte de Minas deverá ganhar Casa da Imprensa

Jornal O Norte
Publicado em 07/03/2007 às 10:04.Atualizado em 15/11/2021 às 07:59.

Entidade funcionará como


uma Ong para abrigar todos


os trabalhadores da categoria



Nágila Almeida


Colaboração para O Norte



Caminha a passos largos o trabalho da  comissão instituída no último dia 23 de fevereiro, na câmara municipal, pelo Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. A comissão se comprometeu a averiguar a situação jurídica e documental do terreno doado pela prefeitura ao Sindicato, através da lei 1.453, de 21 de março de 1984, além de propor a criação da Casa da Imprensa do Norte de Minas, devendo buscar investimentos e fontes de arrecadação financeira para finalizar a sua construção.






O projeto da obra será atualizado de acordo com as necessidades atuais da categoria (foto: Nágila Almeida)



Já existe disposição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais em doar o terreno em definitivo para a Casa da Imprensa do Norte de Minas, tão logo ela seja criada. Os jornalistas que fazem parte da comissão são: Aldeci Xavier, Andrey Librelon, Cácio Xavier, Elpídio Rocha Neto, Fábio Oliva, Felicidade Tupinambá, Girleno Alencar, Nágila Almeida e Wesley Gonçalves.



Será divulgado um edital convocando os trabalhadores da imprensa norte mineira, através do Sind-Imprensa, para comparecerem, no próximo dia 31 de março, ao local onde está sendo construída a Casa da Imprensa do Norte de Minas, na Rua Dr. Walter Barreto, Bairro Ibituruna, de 09 às 12 horas. Os profissionais deverão assinar a ata de constituição da Casa da Imprensa e, logo após, haverá uma confraternização.



- Será um marco importante no trabalho de retomada da construção da casa, que está recebendo o incentivo de empresários e entidades reconhecidos pelo apoio que a imprensa lhes tem dado.  O empresário Jamil Curi comanda essa iniciativa tão oportuna - comenta Felicidade Tupinambá, integrante da comissão que trata do assunto.



ESTATUTO



A comissão explica que “de acordo com a denominação, a casa visa abrigar todos os trabalhadores da imprensa norte mineira, merecendo ser uma instituição prestigiada e de peso desde o seu início”. Constituem seus objetivos específicos: a realização de pesquisas, estudos, seminários, cursos e ações nas áreas de sua atuação, visando o intercâmbio de experiências e informações; a promoção da formação e reciclagem dos trabalhadores da imprensa; a defesa do patrimônio público, histórico-cultural, imaterial e de outros interesses da coletividade, sobretudo em áreas de seus objetivos permanentes; a edição de livros, revistas, publicações específicas e/ou periódicas, exposições de fotografias, artes plásticas, bem como a produção de vídeos, CD-rom, entre outros meios de comunicação; a instituição de concursos para melhores obras ou trabalhos socialmente relevantes e a premiação de personalidades de reputação ilibada que tenham realizado relevantes ações nas áreas de atuação da entidade, na forma de regulamentação específica; a promoção do intercâmbio com entidades congêneres ou de outra natureza, nacionais e internacionais.



SEM FINS LUCRATIVOS



A Casa da Imprensa do Norte de Minas é pessoa jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, constituída por prazo indeterminado, com CNPJ e estatuto próprio. Os órgãos que a compõem são: assembléia geral, diretoria executiva e um conselho fiscal. Além dos sócios fundadores, que assinarão a ata de constituição, todos os trabalhadores da imprensa que se  interessarem poderão fazer parte da casa. Ainda que não tenham direito de votar e serem votados, os acadêmicos de  comunicação e os beneméritos também farão parte do quadro de sócios.



A Casa da Imprensa do Norte de Minas será mantida pela contribuição de seus sócios, de doações de pessoas físicas ou jurídicas, de subvenções destinadas pelo setor público, da renda originária de seus bens, da realização direta ou indireta, de promoções de acordo com o Plano Anual de Atividades que deverá ser compatível com o orçamento anual aprovado a cada ano.



A Casa da Imprensa do Norte de Minas terá um presidente, um vice-presidente e um diretor cultural – todos eleitos entre os sócios -, e um Diretor Executivo - contratado para administrar o expediente da Casa em tempo integral, dando respaldo à diretoria executiva no cumprimento do estatuto e suas exigências. Tão logo a Casa da Imprensa do Norte de Minas seja registrada e a construção retomada, será nomeada uma diretoria provisória.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por