Há um ano, dom José Mauro
era transferido da diocese de Janaúba
Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Na próxima sexta-feira, dia 20, completará um ano que o então bispo da diocese de Janaúba, dom José Mauro Pereira Bastos, comunicava publicamente a decisão do Vaticano pela sua transferência para a diocese de Guaxupé, no Sul de Minas, em substituição ao bispo José Geraldo Oliveira do Valle, que renunciou ao cargo por antiguidade e se tornara bispo emérito.
A decisão do Vaticano foi em 20 de março de 2006, mas dom Mauro teve que esperar um mês para tornar pública sua saída da diocese, onde foi pioneiro e permaneceu por cinco anos e meio. Dom Mauro assumiu a diocese de Guaxupé em 18 de junho e teve um fim trágico em 14 setembro do ano passado, quando morreu em acidente na BR 381 (rodovia Fernão Dias), em viagem entre Guaxupé e Belo Horizonte.
Há um ano, em entrevista a O Norte, dom Mauro dizia que os políticos, principalmente do extremo Norte de Minas, deveriam mudar o jeito de ser e de agir. Segundo ele, os políticos devem tornar mais acessível a participação do povo no processo político administrativo, para que não haja distorções na vida comunitária.
Segundo o líder católico, no geral existe uma política feita por políticos e com interesses políticos:
– Acredito que essa região seria um outro Norte se houvesse uma política feita com o povo, ouvindo e ajudando o povo, acima dos interesses políticos, e voltada para a qualidade de vida.
A entrevista foi publicada na edição de 22 de abril do ano passado.