minas do norte

Mutirão para renegociação

Produtores do Norte de Minas estão tendo a chance negociar dívidas de créditos de rurais

Da Redação
Publicado em 02/09/2022 às 22:22.
Registro do mutirão de renegociação em Januária, que também atendeu Montes Claros e Cônego Marinho. (Divulgação / senar)

Registro do mutirão de renegociação em Januária, que também atendeu Montes Claros e Cônego Marinho. (Divulgação / senar)

Produtores rurais de algumas cidades do Norte de Minas, como Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Januária, Manga, Montes Claros, São Francisco e São João da Ponte, poderão negociar suas dívidas de operações de crédito rural até setembro.  

Mediante a uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e sindicatos rurais, as renegociações serão feitas em mutirões nas cidades listadas.

As negociações são previstas pela na Lei 14.166/2021, que autoriza a liquidação ou parcelamento de contratos com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO). Sancionada no dia 10 de junho de 2021, a nova lei altera a de nº 7.827, de 27 de setembro de 1989. 
 
POR NOVAS LINHAS DE CRÉDITO
Os produtores rurais que desejam sanar seus débitos para sair da situação de inadimplência e se tornarem aptos a acessar novas linhas de crédito, devem ficam atentos aos critérios, como o porte de produção e a sua localização. 

O produtor rural, Luiz Walter Vieira Lima, do setor da pecuária de corte no município de Cônego Marinho, cidade localizada a 202 km de Montes Claros, participou da ação por meio do Sindicato de Januária.  

Há 20 anos na lida rural, Lima considera a ação um momento importante para o produtor rural norte-mineiro.

“Eu participei da ação, me inteirei sobre as condições de renegociação, que no meu caso é uma parcela de um financiamento. Vou levar estes conhecimentos para difundir para os vizinhos que estão na mesma situação e ainda não sabem o que fazer. Porque só assim o produtor poderá seguir trabalhando”, afirma.
 
EM MOC JÁ TEVE
Além de Cônego Marinho, o mutirão já foi realizado em Montes Claros, e uma edição está marcada para o dia 21 de setembro na cidade de Espinosa.  

Conforme informações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que integra o Sistema FAEM, o sindicato Rural de São João da Ponte levantará a demanda local para agendar data oportuna.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por