Logotipo O Norte
Domingo,7 de Setembro

Mutirão de limpeza em Glaucilândia ajuda a retirar lixo dos quintaise e eliminar doenças

Jornal O Norte
Publicado em 09/11/2006 às 10:48.Atualizado em 15/11/2021 às 08:44.

Alexsandro Mesquita


Correspondente



GLAUCILÂNDIA – A última segunda-feira, 06, foi de muita limpeza em Glaucilândia. Mutirão organizado pela Funasa - Fundação nacional de saúde, juntamente com as secretarias municipais de Saúde, de Obras e Transporte, que cederam alguns funcionários de serviços gerais para ajudar na coleta do lixo, demonstrou que a comunidade glaucilandense tem contribuído efetivamente para acabar com insetos e doenças causadas pelo lixo acumulado nos quintais.



Segundo Manoel Pedro Araújo, coordenador da Funasa, o objetivo visa o combate à dengue, já que as chuvas deixam poças de água por todos os lugares, o que facilita a proliferação do mosquito (aedes aegypti), transmissor da doença. De acordo ainda com Manoel Pedro, a população está mais consciente.



- A comunidade de Glaucilândia está conscientizada e nos ajudou bastante. O trabalho da Funasa feito anteriormente, através da distribuição de sacarias de plástico e informações educativas e folders, melhorou na rapidez do serviço, restando apenas conferir os quintais - explica Manoel.



POPULAÇÃO CONSCIENTIZADA



Segundo ele, a população está cada vez mais informada e consciente de sua obrigação na limpeza pública e, conseqüentemente, terá uma saúde melhor. É assim que pensa Deusdete Jorge Soares, 61 anos. Ele diz que usa marca passo, e sofria de um cansaço por qualquer coisa que fizesse mas, agora cuida bem de sua saúde de todas as formas:



- Continuo cuidando de minha saúde, principalmente através da limpeza pública. É importante livrar a população de insetos que nem eu sei contar quais são, mas dos quais tenho medo. É igual aquela propaganda que passa na televisão: se você cuida de seu quintal e eu não cuido do meu, então, vai afetar seu vizinho. Esse tipo de trabalho ajuda a educar mais a população. Se esmorecer é pior.



Aproximadamente 585 imóveis foram visitados na sede do município durante o mutirão. Foram retirados três caminhões e três camionetes Pampa de lixo e jogados numa vala. Ainda de acordo com informações da Funasa, a expectativa é de que a comunidade continue ajudando para o avanço das tarefas, como foi feito agora.



- Conforme foi pactuado na programação integrada com o estado, estamos fazendo o último trabalho de pesquisa do ano sobre as larvas do mosquito para enviar ao laboratório para exames, e também de tratamento focal em qualquer lugar que sirva de depósito. A pesquisa gira em torno de 33% na cidade e 100% nos povoados. Em dezembro faremos o balanço sobre todas as ações da Funasa no município de Glaucilândia para divulgarmos, finaliza Manoel Pedro.



Outro fato importante, segundo a Funasa, para o auxílio dos trabalhos foi a aquisição de um veículo Pampa que facilita a locomoção dos agentes. Antes só havia uma moto.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por