Municípios do Norte de Minas recebem máquinas e equipamentos do Fundomaq

Jornal O Norte
15/03/2006 às 11:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Da Agência Minas

Amanhã, quinta-feira, estarão em Janaúba os secretários de estado de Desenvolvimento Econômico, Wilson Nélio Brumer, e de Governo, Danilo de Castro, para a entrega de máquinas e equipamentos adquiridos através do programa Máquinas para o desenvolvimento. Durante solenidade no parque de exposições, serão entregues equipamentos para 14 municípios daquela região, que aderiram ao programa através do Fundomaq.

Estão incluídos neste lote 21 equipamentos, no valor de R$ 2,9 milhões, sendo 11 caminhões basculante, três caminhões pipa, três retroescavadeiras, dois ônibus de 25 lugares, um ônibus de 40 lugares e uma pá carregadeira. Até o final de abril, serão entregues todos os equipamentos e máquinas já licitados. Após a solenidade, as empresas fornecedoras dos equipamentos ficarão responsáveis pela entrega dos bens nos municípios.

PREGÕES ELETRÔNICOS

A primeira licitação foi realizada em dezembro, quando o governo de Minas adquiriu 656 máquinas e equipamentos, através de três pregões eletrônicos. O valor total da compra foi de R$ 100,4 milhões. Nessa primeira etapa, o programa está atendendo a 414 dos 715 municípios inscritos. Ainda neste mês será feita a segunda licitação para atendimento a cerca de 300 municípios.

Até o meio do ano, todos os municípios que se inscreveram no Fundomaq serão atendidos. Com isso, o Máquinas para o desenvolvimento estará cobrindo 84,99% do território mineiro e beneficiando uma população de quase 12 milhões de habitantes, espalhados por 725 municípios.

Ao instituir o programa Máquinas para o desenvolvimento, o governador Aécio Neves procurou atender a uma antiga reivindicação dos municípios e de suas associações, no sentido de modernização da frota de máquinas rodoviárias. As prefeituras podem fazer as compras diretamente ou por meio do Fundomaq. Em ambos os casos, os equipamentos têm isenção de ICMS. Pelo Fundomaq, as compras poderão ser feitas em parcelas mensais, com a última sendo quitada até 31 de agosto de 2008.

INICIATIVA NECESSÁRIA

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Nélio Brumer, destaca que muitos dos municípios contemplados não teriam condições de comprar os equipamentos sozinhos:

- A quantidade de municípios inscritos no programa, mais de 80% de todo o estado, mostra a necessidade desse tipo de iniciativa.

Brumer diz ainda que a aquisição de máquinas pode alavancar o crescimento de municípios do interior:

- A criação de uma boa infra-estrutura, especialmente em pequenos municípios onde ela é mais deficiente, é crucial para o desenvolvimento e melhoria de vida da população.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por