Elen de Sá
Correspondente
Foi realizado neste fim de semana, no município de Catuti - MG, nos dias 16, 17 e 18 de Junho, a 2ª Grande Festa de São João.
A abertura oficial da festa aconteceu no sábado, dia 17, em que foram levadas até o palco da festa, as Bandeiras de São João, do Município, Estado e do Brasil, por José Barbosa Filho, prefeito municipal de Catuti, e Nilza Pereira de Sousa sua esposa. Estiveram presentes no palco também, o vice-prefeito municipal de Catuti, Elcio Luis Silveira e o deputado Estadual Arlen Santiago.
O evento contou com a participação de toda a comunidade catutiense, de municípios vizinhos e de autoridades regionais, entre eles prefeitos, vereadores e deputado de municípios da região.
Na programação, as bandas As Patricinhas, Forró Bomd+, Ativa, Baião Tropical, além do maluquinho da sanfona - Doro do Brasamundo e músicos do município, foram as atrações da festa.
A festa contou com ornamentação e barracas com bebidas e comidas típicas da região, dando suporte a todos que estavam presentes.
Grandes destaques da festa foram a ornamentação, incluído a fogueira ecológica, o leitão assado e a 1ª Cavalgada Nacional do Circuito Turístico da Serra Geral, da 2ª Grande Festa de São João.
Segundo José Barbosa Filho, prefeito municipal de Catuti, a Festa superou suas expectativas e já é tradição no calendário de eventos do município.
Segundo Niviany Josiely Silveira, Turismóloga do município de Catuti, o objetivo da administração municipal é resgatar as festas tradicionais.
“As festas realizadas em nosso município são religiosas e culturais. Religiosas porque representam a fé do povo e culturais porque expressam os costumes e tradições antigas que repercute nos dias atuais. A nossa meta é justamente essa, resgatar os costumes e as tradições do nosso povo”, diz a Turismóloga.
Niviany acrescenta ainda que por Catuti pertecer ao Circuito Turístico da Serra Geral, do Norte de Minas, foi acrescentado no calendário de eventos, a festa de São João.
“Desde a decoração, aos shows musicais, tentamos resgatar a cultura rústica do município” conclui.
O evento ocorreu com muita tranqüilidade, segundo o secretário de saúde do município de Catuti, Orlando Costa Machado.
“Não houve casos graves durante a festa. O movimento no Posto de Saúde do município foi tranqüilo, não ocorrendo dificuldades para a equipe médica e assistentes técnicos nos três dias de festa”. Conclui o secretário de saúde.