Logotipo O Norte
Quinta-Feira,18 de Setembro

Mulheres de Nova Porteirinha ganham centro de artesanato

Jornal O Norte
Publicado em 20/03/2007 às 09:34.Atualizado em 15/11/2021 às 08:00.

Oliveira Júnior


Correspondente



NOVA PORTEIRINHA - A mulher de Nova Porteirinha é guerreira e habilidosa. Ela também é dedicada e merecedora de incentivo. A colocação é da secretária municipal de Ação Social e primeira-dama de Nova Porteirinha, Solange Almeida, e foi dita durante a inauguração do Centro de Artesanato desta cidade. Solange frisou que a entrega oficial do centro é uma homenagem às mulheres deste município, numa alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março.



O centro torna-se uma referência para aproximadamente 300 artesãs do município. Segundo Solange Almeida, nesse espaço poderão ser realizados cursos, caso o de Macramé que acontece até o dia 26 deste mês. Liana de Almeida, do Departamento de Cultura, ressalta que o centro valoriza os modos e costumes do povo gorutubano e também passa a ser um espaço para exposições e comercializações de produtos e o intercâmbio entre os artesãos.



Representando a associação comunitária da Colonização II, Vandete Pereira, comemorou a implantação do centro como uma conquista para o avanço da cultura do município e que facilitará o acesso dos artesãos da zona rural na exposição dos trabalhos. As vereadoras Marilza Mendes e Carolina Cândida também enfatizaram a importância do empreendimento no que diz respeito à formação cidadã e incentivo para o mercado de trabalho.



- O nosso objetivo é proporcionar trabalho, renda e orgulho para o povo de Nova Porteirinha. O município é um celeiro artesanal - declarou o prefeito Wilmar Soares de Oliveira. Ele defende a política de investimento na área cultural como forma de fortalecer a arte. Wilmar explica que o município tem potencialidade artesanal e diante disso é mais do que justo conceder apoio aos artesãos. - Aqui temos matéria-prima. Por exemplo, argila de primeira qualidade, taboa e folha de bananeira - comentou o prefeito.



A inauguração do Centro de Artesanato de Nova Porteirinha contou com presença de autoridades, lideranças comunitárias e representantes de órgãos públicos instalados no município, caso da Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - que foi representada por Marco Antônio Viana; e ainda o Padre Paulo, da pró-paróquia Nossa Senhora das Graças, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador José Araújo, e pelos vereadores Marilza Mendes, José Vieira, Carolina Cândida (Dona Calú) e José Martins (Zé de Donério), pelo sub-comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Janaúba, Sargento Claudionor, artesãos de Nova Porteirinha e Janaúba e ainda pelos secretários e assessores da prefeitura de Nova Porteirinha.



- HÁ MUITO TEMPO ESPERO POR ISSO, DIZ ARTESÃ



A implantação do Centro de Artesanato de Nova Porteirinha é a concretização de um desejo dos artesãos deste município. Desta forma expressou Joviana Cardoso Magalhães, que tem no artesanato um hobby e que há muito tempo aguardava por esse momento.



- Para mim esse centro tem muita importância e que há muito tempo esperava - diz Joviana Cardoso que mora em Nova Porteirinha há 35 anos, ou seja, bem antes da comunidade se tornar município.



Ao enfatizar o empenho da prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Ação Social e do Departamento de Cultura, pela instalação do centro, Joviana cita que o empreendimento torna-se uma porta aberta para os artesãos. - Gosto do artesanato, pois é uma forma de vivência. E isso o que a prefeitura fez é uma prova de que temos gente que dá importância para a cultura e incentiva a promoção artesanal - disse Joviana que durante a inauguração do Centro de Artesanato mostrou a habilidade ao fazer beiju que foi saboreado pelo público.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por