Tiago Severino
Correspondente
Fortunato Lobo Lameiras é o novo Capitão dos Portos do São Francisco. Ele foi empossado na terça-feira, 30. Como principal atribuição está: garantir a segurança do tráfego aquaviário em cerca de 400 municípios, que compreende área de atuação da unidade de Pirapora.
O capitão ingressou na Marinha em janeiro de 1987. Ele foi nomeado para ser dirigente da unidade em Pirapora, por meio, da portaria 216/2006, emitida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Roberto Guimarães de Carvalho. Na cerimônia de posse, ele lembrou da primeira vez que utilizou a farda militar e comentou sobre os desafios em comandar a capitania.
“Estou com minhas energias renovadas para transpor os desafios e adversidades que possam surgir no curso das fainas da Capitania Fluvial do São Francisco”, afirmou o Capitão. Autoridades civis, religiosas e militares da região estiveram presentes na cerimônia.
VALOR DO SÃO FRANCISCO
O Capitão de Corveta, Haroldo Correia Luz, que comandou a capitania durante dois anos está agora no Rio de Janeiro (RJ). No período que esteve à frente da unidade, ele realizou cursos para pescadores, qualificação de bombeiros e policiais para condução de embarcações. “Quando assumi a capitania há dois anos, procurei conhecer o valor que o São Francisco tem para as pessoas que utilizam suas águas, seja como canal de transporte ou retirar o sustento de sua família”, salientou o Capitão Haroldo.
Segundo ele, ao identificar os primeiros problemas quanto à segurança no rio, ele procurou intensificar a presença da Marinha no São Francisco. Também, realizar a orientação de navegantes para criar uma mentalidade de segurança da navegação junto aos ribeirinhos. A organização da Marinha em Pirapora é a única de Minas Gerais. Subordinada a ela está as agências de Bom Jesus da Lapa e Juazeiro, as duas no estado baiano.