Oliveira Júnior
Correspondente
PORTEIRINHA – Com investimento de R$ 72 mil, a nova sede do ministério público estadual em Porteirinha será inaugurada nesta quinta-feira, 12, às 18 h, pelo procurador geral de justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior. As promotorias de justiça da comarca de Porteirinha passarão a funcionar em imóvel desapropriado.
O promotor de justiça de Porteirinha, Ali Mahmoud Fayez Ayoub, destaca que a nova sede proporciona mais comodidade e conforto tanto para os funcionários quanto para o público. Além disso, as novas instalações passam a se adequar à realidade.
O imóvel onde está situada a nova sede do MP em Porteirinha tem área de 363 metros quadrados, dos quais 168,50 metros quadrados são de área construída. O MPE investiu R$ 72 mil na obra que resultou também na reforma de dois gabinetes, sala de reunião, apoio técnico, arquivo e cozinha. A nova sede localiza-se na Rua Tiradentes, Bairro Renascença, em Porteirinha.
Além do procurador geral de justiça, Jarbas Soares Júnior, e do promotor de justiça de Porteirinha, Ali Mahmoud Fayez Ayoub, devem participar da solenidade o prefeito de Porteirinha, Alonso Reis da Silva; o procurador geral adjunto jurídico, Alceu José Torres Marques; o procurador geral adjunto institucional, Fernando Antônio Fagundes Reis; o secretário geral da procuradoria e gerente do projeto Sedes próprias, Luciano Badini, e o coordenador da CAP – Central de atendimento às promotorias de justiça, Jairo Cruz Moreira, e ainda juízes, promotores, advogados e autoridades de municípios vizinhos.
TAMBÉM EM MOC
O procurador geral Jarbas Soares participará também, amanhã, sexta-feira, da inauguração da primeira etapa da obra da sede própria do MPE em Montes Claros. A solenidade está prevista para as 11 h, na Avenida Cula Mangabeira, 345, Vila Guilhermina. No local funcionará a promotoria de justiça regional de defesa da infância e juventude.
Amanhã será aberta a proposta de licitação para contratação de empresa especializada para a execução da segunda etapa da construção da sede própria do MPE em Moc. Serão construídos, com recursos da instituição, mais quatro andares, que vão abrigar todas as promotorias de justiça do município. O início das obras está previsto para o próximo mês e sua conclusão para maio de 2008.
Iniciada em maio de 2006, a construção da sede em Moc está sendo feita num terreno de 890 m², doado pela prefeitura e vinculado ao MP. Próximo ao fórum local, o imóvel irá ocupar uma área total de 2.400 m² . O prédio contará com um auditório com capacidade para 50 pessoas, 25 gabinetes, secretarias, salas de reuniões e de audiências.
EM BRASÍLIA DE MINAS
O presidente do Tribunal de justiça de Minas Gerais, desembargador Orlando Adão Carvalho, inaugura amanhã, sexta-feira, às 17h, as obras de ampliação e reforma do fórum de Brasília de Minas. O evento contará com a presença do juiz diretor do fórum, Edson Andersen Magalhães Longuinhos.
A comarca de Brasília de Minas é composta pelos municípios de Brasília de Minas, Campo Azul, Japonvar, Luislândia, Ponto Chique, Ubaí; e os distritos de Angicos de Minas, Fernão Dias, Nova Minda e Bertópolis de Minas. O fórum recebe em média 350 processos por mês, onde funciona uma vara única e juizado especial. (Com Ascom do MPE e TJMG)