Adeus a um símbolo

Morre a arara Jade, considerada patrimônio cultural de Montalvânia

Leonardo Queiroz
Publicado em 13/01/2023 às 23:45.
Jade formava dupla com a arara Lara, que morreu em outubro de 2021; ambas eram consideradas símbolos da cidade. (REDES SOCIAIS)

Jade formava dupla com a arara Lara, que morreu em outubro de 2021; ambas eram consideradas símbolos da cidade. (REDES SOCIAIS)

A semana foi de luto em Montalvânia com a perda da arara-canindé Jade, que vivia livremente e passeava por toda a cidade. Jade formava dupla com Lara, que partiu em outubro de 2021. Elas eram símbolos icônicos da cidade – representadas na logomarca da prefeitura e consideradas ‘patrimônios’ –, ambas morreram eletrocutadas no mesmo local. 

Há cerca de 13 anos as aves chegaram ao quintal de uma família. Lá, fizeram ninhos no buraco de uma palmeira. As duas nunca viveram presas em gaiolas. Praticamente faziam parte da família e recebiam o amor, a atenção e o cuidados de todos.

Pelas redes sociais, vários montalvanenses lamentaram a perda. “Meu Deus que tristeza! Montalvânia está de luto. Vou sentir sua falta Jade. Você vinha na minha casa e eu colocava bolo. Ela ficava no muro chamando a Lara. Adeus Jade! Vai com Deus!”, escreveu uma internauta.

“Nossa, muita tristeza. Elas enfeitavam a nossa cidade. Realmente muito lindas e faziam a alegria de todos”, disse outra. Esses e muitos outros comentários tomaram as redes sociais desde a ultima quinta-feira. 

A prefeitura de Montalvânia se solidarizou com a família que cuidava da arara e com toda a população. “A certeza é que sentiremos falta de vê-la voando pelos ares do nosso município, trazendo beleza e cores vivas. Que não deixemos perder da memória esta dupla que tanto nos alegrou”, informou a administração.

O jornalista Fernando Abreu também escreveu sobre as araras em sua rede social: “bonitas, cativantes, inteligentes e sociáveis, elas eram cheias de personalidade. Grandes voadoras e muito apegadas ao meio em que vivem, incluindo seus locais de alimentação, adoravam receber atenção e possuíam forte vínculo com seus “familiares”. Suas visitas eram motivo de alegria para muita gente. As pessoas se sentiam privilegiadas e faziam festa quando Lara e Jade apareciam. Montalvânia perde um de seus maiores símbolos”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por