Montes Claros sedia 3ª edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para Gestão Pública (CINTECS), promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), nos dias 27 e 28 de agosto. Evento espera reunir três mil participantes, incluindo gestores e especialistas, com foco em soluções para a administração municipal. Programação inclui conhecimento, networking e Feira de Negócios com 30 estandes.
A estrutura do evento contará com cinco palcos simultâneos, incluindo um exclusivo para a imersão na Nova Lei de Licitações. Os temas abordados envolvem tecnologia, sustentabilidade, boas práticas, saneamento básico, inovação em saúde, educação e comunicação.
Durante o CINTECS também será realizada a VI Mostra Científica do CODANORTE, com apresentação de trabalhos acadêmicos e pesquisas. O objetivo é divulgar estudos, integrar profissionais e estudantes, além de estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para melhorar a vida da população.
Anna Jayne Rodrigues de Souza, engenheira ambiental e sanitarista, coordenadora do Departamento de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental do CODANORTE, destaca os esforços para garantir a participação de municípios com menos estrutura técnica. “Temos adotado medidas para que municípios de menor porte não sejam prejudicados na submissão de propostas. Promovemos capacitação e orientação técnica, com oficinas, treinamentos e suporte individualizado. Também oferecemos modelos simplificados, além de suporte regionalizado com visitas e atendimentos presenciais e virtuais.”
Sobre os temas que recebem menos atenção nos editais anteriores, ela reforça: “Este ano buscamos incentivar áreas como educação ambiental, inovação tecnológica na gestão pública e fortalecimento de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. São temas com enorme potencial transformador, que precisam de visibilidade.”
Marina Costa, engenheira ambiental e de segurança do trabalho, atua na Prefeitura de Francisco Sá. Ela acredita que a parceria entre o Congresso Nacional e os consórcios intermunicipais, como o CODANORTE, pode ampliar significativamente o alcance de boas práticas. “O Congresso pode ajudar transformando experiências locais em políticas públicas nacionais, ao apoiar pautas prioritárias, estabelecer normas fortalecedoras e destinar recursos financeiros. Isso legitima as ações e multiplica seus efeitos”.
CINTECS terá programação cultural com show de Maria Gadú, apresentação de Rafael Cortez e palestra de Rick Chesther sobre empreendedorismo e superação.
Informações:
As inscrições para o CINTECS 2025 podem ser feitas no site:
https://codanorte.mg.gov.br/cintecs/