MINAS DO NORTE

Montes Claros ganha Núcleo de Apoio ao Pequi

Núcleo da UFMG atenderá demandas acadêmicas e também da agricultura familiar

Larissa Durães
Publicado em 31/08/2023 às 22:26.
Trabalhadoras da agricultura familiar de Salto, no município de Coração de Jesus, acreditam que Núcleo de Apoio ao Pequi ajudará as demandas da região (Arquivo Pessoal)
Trabalhadoras da agricultura familiar de Salto, no município de Coração de Jesus, acreditam que Núcleo de Apoio ao Pequi ajudará as demandas da região (Arquivo Pessoal)

Em um espaço de três hectares no Campus Montes Claros, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu instalar um Núcleo de Apoio ao Pequi, destinado a estudar e proteger o fruto que é um dos patrimônios da região norte-mineira. O objetivo é fortalecer o bioma cerrado, que tem sofrido constante devastação, resultando na perda de parte de sua flora e fauna. A verba para a construção foi obtida por meio de uma emenda parlamentar.

O Núcleo de Apoio ao Pequi terá um biodigestor, viveiros para espécies de interesse regional e credenciamento junto ao Ministério da Agricultura. “Os alunos estão envolvidos e engajados nesta atividade. Este recurso foi de extrema importância para a concretização deste projeto”, enfatiza o professor, Demerson Sanglard, responsável pelo espaço.

O Núcleo de Apoio ao Pequi e o laboratório também darão suporte às demandas da agricultura familiar do Norte de Minas e será um ponto de referência para pesquisas e bioinsumos, uma tendência da agricultura em geral. Tendo como trabalho a diversidade genética do fruto na região, o mestrando em Ciências Florestais, Pedro Victor de Souza Silva, acredita que a ação será uma grande oportunidade para os estudantes fomentarem mais pesquisas e melhorar os resultados daquelas que já se encontram em andamento.

“Então, acaba servindo como um meio de auxílio para trabalhos que buscam estratégias de conservação, ou até mesmo que apoie a agricultura familiar e as pessoas que trabalham com o pequi. Acho que é um ótimo meio de aproximar a universidade aos produtores e a empresa a fim de buscar todos os atos de melhoria acerca do pequi”, comenta o mestrando

As melhorias do pequi, segundo Pedro, seriam na quantidade e na qualidade. “Isso, porque tem pesquisadores que podem desenvolver um ou outro. Como, por exemplo, já lançaram até o pequi sem espinho, considerado um grande trabalho e desenvolvimento cientifico que teve em cima do próprio pequi”, finaliza. 
Agricultura Familiar

Para a presidente do núcleo de agricultura familiar da comunidade de Salto, em Coração de Jesus, Maria Marlene Soares Nunes, essa junção entre a universidade e os trabalhadores agrícolas que trabalham com o Pequi, é fundamental. “É fundamental, porque esse laboratório é de suma importância para melhorar o fruto, o que é muito bom pra gente, porque a gente não tem o conhecimento para fazer isso e eles sim”, acredita. Núcleo é responsável por atender 14 14 municípios norte-mineiros. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por