geral

Montes Claros adere à campanha “Dia B da Biometria”

Ação especial visa atender 27 mil eleitores sem biometria em Minas Gerais

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 24/09/2025 às 19:00.
A jornalista Gabrielle Mourão acha interessante a campanha . “Quem não tem tempo de resolver as burocracias na semana poderá ir ao cartório na data” (Arquivo Pessoal)
A jornalista Gabrielle Mourão acha interessante a campanha . “Quem não tem tempo de resolver as burocracias na semana poderá ir ao cartório na data” (Arquivo Pessoal)

A fim de chamar a atenção da população para a realização do cadastramento biométrico, o cartório eleitoral de Montes Claros aderiu à campanha “Dia B da Biometria”, que será realizada em todo o estado de Minas Gerais. 

A biometria foi implantada em 2008 na Justiça Eleitoral e o sistema permite menor intervenção humana, além de conter a tentativa de fraude ou duplicação de voto. A identificação é feita por impressões digitais, assinatura e fotografia. Um leitor digital é acoplado à urna eletrônica e faz a comparação dos dados cadastrados e os dados da justiça eleitoral no momento do voto. 

A chefe do Cartório Eleitoral, Helen Guimarães, destaca que a iniciativa pretende “atender o máximo possível de pessoas, regularizar a situação dos eleitores e diminuir as filas comuns no período final do cadastro”. Segundo a chefe do cartório, a cidade conta ainda com 27.883 eleitores sem biometria. Já os títulos cancelados contabilizam 20.932, num universo de mais de 200 mil eleitores. 

A ação mais efetiva vai acontecer no sábado, 4 de outubro, data simbólica que marca um ano antes das eleições gerais em 2026. Neste dia, os cartórios estarão de portas abertas de 9h às 17h para receber a população. “O plantão servirá para o eleitor tirar o título, fazer o cadastro biométrico ou regularizar a situação de cancelamento”, informou a chefe do cartório, explicando que o cancelamento do título eleitoral implica em impedimentos diversos, como o de tomar posse em cargo público, emitir passaporte e obter empréstimos consignados, entre outros.

A iniciativa da campanha chamou a atenção da jornalista Gabrielle Mourão, que está na dúvida quanto à situação cadastral. “Votei normalmente nas eleições passadas, mas não me lembro se fiz a biometria. Vou verificar. Caso não, acho interessante a ideia de plantão no sábado, porque permite às pessoas que trabalham durante a semana ter a opção de resolver as burocracias com mais tranquilidade”, diz.

Montes Claros conta com três zonas eleitorais, a 184ª, 185ª e 317ª, e duas unidades eleitorais, ambas na mesma rua. O atendimento no próximo dia 4 de outubro será centralizado na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada à rua João Souto, 764, centro. Para fazer a biometria, o eleitor deve estar munido de documento de identificação com foto e comprovante de residência. Para consultar a situação do título e verificar se a biometria já foi coletada, o interessado poderá baixar e acessar o aplicativo e-Título ou o sistema de Autoatendimento Eleitoral (opção 7) do TSE ou, ainda, ligar para o número 148 — Disque-Eleitor.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por