Fortalecendo direitos

MOC recebe o IV Ciclo de formação do Selo UNICEF

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 09/04/2024 às 21:34.
Da esquerda para a direita: Helena Oliveira, coordenadora das ações do Selo UNICEF nos estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe; Kenia Medeiros, diretora de Assistência Social de Montes Claros; e Raquel Lauar Barra Melo, especialista de políticas públicas da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRAD) (Larissa Durães)

Da esquerda para a direita: Helena Oliveira, coordenadora das ações do Selo UNICEF nos estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe; Kenia Medeiros, diretora de Assistência Social de Montes Claros; e Raquel Lauar Barra Melo, especialista de políticas públicas da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRAD) (Larissa Durães)

O VI Ciclo de Formação do Selo UNICEF, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em colaboração com o Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e seus parceiros em Minas Gerais, como a Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH) e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), está atualmente em andamento em Montes Claros. O evento começou na terça-feira (9), e continua até esta quarta-feira (10), sediado na própria AMAMS.

O evento é fundamental para os municípios mineiros participantes, buscando fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Durante o encontro, as equipes receberão orientação para o II Fórum Comunitário e revisarão estratégias para alcançar as metas do Selo UNICEF, visando consolidar o trabalho em prol do bem-estar de crianças e adolescentes. 

Kenia Medeiros, diretora de Assistência Social de Montes Claros, enfatiza a importância da participação da cidade na disputa pelo Selo UNICEF, pois, como a maior cidade do Norte de Minas, Montes Claros está empenhada em demonstrar seu compromisso com o bem-estar das crianças e adolescentes locais. “Desenvolvemos diversas ações nos conselhos e coordenadorias da criança e adolescente, além dos serviços de convivência. Estamos dedicados diariamente ao bem-estar das crianças, por isso estamos na disputa pelo selo. Acreditamos que podemos conquistá-lo”, afirma Medeiros.

Ela estima que mais de duas mil crianças são beneficiadas em Montes Claros, em áreas como educação, saúde e assistência social. Trabalhando em parceria com as Secretarias de Educação Estadual e Municipal, além das unidades de saúde, a cidade busca alcançar as famílias em suas residências. “Todos estão empenhados nesse trabalho, e seria uma honra receber o selo da UNICEF”, conclui a diretora.
 
NORTE DE MINAS
A coordenadora das ações do Selo UNICEF nos estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe, Helena Oliveira, destaca que a certificação é concedida aos municípios que aderem à iniciativa, presente no Brasil há 25 anos. “A abrangência do programa inclui 2.100 municípios nas regiões Nordeste, Norte de Minas e Norte do país, priorizando áreas com extrema vulnerabilidade e buscando melhorias nas políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens”, explica.

Oliveira ressalta que os municípios participantes recebem assistência técnica para diversos aspectos, como políticas de educação, saúde, adolescência e violência. “Na edição atual do programa (2021-2024), os municípios do Norte de Minas passam por capacitações visando preparar seus II Fóruns Comunitários, previstos para maio, permitindo que prestem contas de suas ações à comunidade”, comenta.

Quanto ao número de municípios participantes na região do Norte de Minas, Oliveira diz que eram 110, mas, atualmente, está em cerca de 50 deles. “Infelizmente, tem municípios que passam dificuldades e não conseguem arcar com este compromisso. Mas, com certeza, assim que puderem, retornam. Porque o interesse geral, é o bem-estar das crianças e adolescentes”, comunica.

O mobilizador de adolescentes, Gilvan Pereira dos Santos, de Divisa Alegre, Norte de Minas, destaca que o trabalho na sua cidade pela busca do selo UNICEF envolve pré-adolescentes e adolescentes de 12 a 18 anos. “O protagonismo é genuinamente deles e a partir do engajamento com o selo da UNICEF, passaram a ter acesso a vários recursos, que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico que os prepara para futuras políticas. Além disso, essa participação os capacita a lidar com suas emoções, a se envolver na sociedade e a contribuir para o progresso de nosso município”, explica Santos.

Raquel Lauar Barra Melo, especialista de políticas públicas da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRAD), destaca a importância do engajamento dos municípios do Norte de Minas na disputa pelo Selo UNICEF. “Apesar das dificuldades, essas comunidades demonstram disposição e entusiasmo nas capacita-ções e eventos presenciais”, informa.

“Montes Claros é destaque como um dos municípios mais engajados, cumprindo todas as atividades propostas no prazo estabelecido”, destaca Raquel. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por