Minas do Norte

MOC em luto por Antônio Dias

Político, advogado, escritor, professor e líder ruralista morre aos 78 anos

Adriana Queiroz e Márcia Vieira
Publicado em 29/11/2022 às 22:31.
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

Aos 78 anos, Antônio Soares Dias, advogado, professor, escritor, produtor rural e político de expressão, fez a “travessia” para o mundo espiritual nesta manhã de terça-feira, 29, em Belo Horizonte.

“Travessia” foi o nome escolhido para batizar a fazenda em Francisco Sá, local onde passava a maior parte do tempo, recebendo amigos e familiares em confraternizações ou anfitrionando políticos da velha guarda ou da nova geração, que sempre buscavam um conselho, uma opinião ou um afago.

Dias, como era carinhosamente chamado e conhecido, foi prefeito de Francisco Sá, deputado estadual na 8ª Legislatura da Assembleia (1975 a 1979), quando presidiu o parlamento mineiro (1977-79), sendo então o mais jovem deputado a presidir a instituição.  

Foi vice-presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária e membro das comissões de Constituição e Justiça e de Saúde e Ação Social.

Eleito deputado federal entre 1979 e 1983 e reeleito para o cargo em 1983 até 1987, pela Arena.

“O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.”

A frase de Guimarães Rosa era constante e uma das favoritas de Antônio Dias. Dita e repetida como um ensinamento que ofertava aos que cruzavam o seu caminho. Assimilou e cultivou em seus 78 anos de vida gentileza e afabilidade.

Liderança no meio rural, fez parte da diretoria da Sociedade Rural de Montes Claros, que emitiu nota de pesar, assinada pelo presidente José Moacyr Guimarães Basso:

“(…) Dias, como carinhosamente era conhecido, fez legado na política mineira, especialmente para o Norte do Estado, onde defendeu, com bravura, os anseios de um povo tão guerreiro. Ele caminhou por diferentes meios mantendo sempre o foco. Seja nas reuniões na Sociedade Rural, do Sindicato Rural, no Executivo, nas tribunas parlamentares ou na comunicação na Rádio Terra, ele sempre quis mostrar que o homem que está na roça é uma referência para o desenvolvimento do país(…)”

Nas redes sociais, a sobrinha Dardiane Dias publicou:

“Adeus, meu tio, homem bom, coração altruísta, um gentleman. Sorriso fácil, amigo do amigo, e da família, sempre na disposição de ajudar. Construiu uma linda história, e deixa um grande e lindo legado. Heleninha vai se orgulhar muito, ouvindo as histórias do vovô careca. Com você aprendi muito, e é por isso que jamais o esquecerei, já estou com muitas saudades, é dolorido demais, estamos com coração dilacerado(…)”.

Professor e ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz avalia que a sociedade norte-mineira perde um de seus maiores e mais preparados líderes políticos:

“Antônio Dias Soares, um ser humano ímpar, solidário, competente e de grande referência para a nossa região. Foi prefeito de Francisco Sá, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado federal, líder ruralista, grande orador, empresário da comunicação, pai e avô exemplar, amigo sincero. Vá em paz, amigo. Obrigado pela grande contribuição que deu a Montes Claros e a toda nossa região”.
 
ADMIRAÇÃO ANTIGA 
A ex-deputada federal Raquel Muniz, como outros tantos, revela que foi apanhada de surpresa com a notícia do falecimento do amigo. Conta que, desde muito cedo observava, as reuniões políticas que Dona Messias fazia para o filho, de quem sempre foi admiradora. 

“Eu o admirava. Tinha uma atenção muito especial com as pessoas de qualquer classe social. Uma pessoa muito carinhosa com a família. Um líder nato, que honrou o Norte de Minas no parlamento. Fui para Câmara Federal e ele me deu muitas dicas bacanas, inclusive, me apresentou a Frente Parlamentar da Agricultura, uma das mais atuantes da Câmara dos Deputados e da qual fiz parte”, relembra.
 
VELÓRIO 
Antônio Dias foi velado em Belo Horizonte, no salão nobre da Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira pela manhã, o velório acontece em Montes Claros, na Sociedade Rural, entidade da qual foi diretor por vários anos e participava ativamente. O sepultamento será à tarde.

Dias era filho de Gentil Dias e Dona Messias, família tradicional de ruralistas na região. Deixa a esposa Maria José Rodrigues, os filhos Antônio Dias Junior, Larissa e Sandro e a neta Helena, recém-nascida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por