MOC e região atingem 81% de vacinados com 1ª dose contra a Covid

Na maior cidade do Norte de Minas, desafio é ampliar alcance da dose de reforço, hoje em 36%

Da Redação
Publicado em 22/03/2022 às 00:32.Atualizado em 22/03/2022 às 09:34.
Os municípios da SRS também já contam com 75% da população protegida com duas doses de vacina (Pedro Ricardo/SRS de Montes Claros)
Os municípios da SRS também já contam com 75% da população protegida com duas doses de vacina (Pedro Ricardo/SRS de Montes Claros)

Um ano e dois meses após o início da vacinação contra covid no Norte de Minas, os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) alcançaram ontem a cobertura vacinal de 81,96% da população com a primeira dose da vacina aplicada. Isso representa 883.131 pessoas que iniciaram o esquema vacinal contra a covid. No entanto, pelo menos na maior cidade da região, o desafio de ampliar a imunização continua: apenas 36,53% dos maiores de 18 anos já tomaram a dose de reforço (terceira dose) em Montes Claros. Apenas quando essa taxa atingir 40% o município irá derrubar a obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos. 

Os municípios da SRS também já contam com 75% da população (808.107 pessoas) protegida com duas doses de vacina (Astrazeneca, Coronavac, Pfizer/BioNtech ou a dose única da vacina da Janssen). 

“Com a adesão da população à campanha de vacinação, estamos próximos de atingir a cobertura mínima de 90% de imunização contra a covid. Isso é que possibilitará à região vencer o coronavírus e manter a doença sob controle”, ressalta a coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes. Com relação à dose de reforço (terceira dose), 314.093 pessoas, ou 35,99% da população adulta, já foram atendidas. 

“É importante que os municípios mantenham a mobilização e a busca ativa da população para a administração da dose de reforço da vacina contra a covid. Com novas variantes do coronavírus em circulação, é importante que a dose de reforço seja aplicada a fim de possibilitar o controle da doença. Mesmo que uma pessoa seja acometida pela covid, a vacinação reduz a possibilidade de evolução para uma situação de saúde mais grave, bem como para o óbito”, reforça Agna Menezes. 
 
MAIS VACINAS
Nesta segunda-feira, a SRS repassou para os municípios nova remessa de 52.209 doses de vacinas contra a covid. Foram 34.939 doses de imunizantes da Pfizer, Astrazeneca e da Janssen destinadas à aplicação da primeira, segunda ou a dose de reforço no público adulto. 

As secretarias municipais de saúde também receberam 17.270 doses de vacinas pediátricas da Pfizer para aplicação no público com idade entre 5 e 11 anos. 

Os 86 municípios que integram a macrorregião de saúde do Norte de Minas alcançaram ontem 84.670 crianças que já receberam a primeira dose de vacina (Coronavac ou Pfizer) contra a covid. Isso representa 49,71% do público com idade entre 5 e 11 anos residente na região. 

A aplicação da segunda dose já contemplou 4,12% da população, o que representa 7.010 crianças com o esquema vacinal completo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por