No período de 12 de abril a 10 de outubro, o Minas Olímpica Jimi (Jogos do Interior de Minas Gerais) irá promover a integração do Estado, estimulando o espírito de solidariedade e a prática esportiva entre os 174 municípios participantes. A competição é uma realização do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes (Sedese)/Subsecretaria de Esportes.
Em sua 22ª edição, o evento, batizado como Minas Olímpica Jimi, promoverá disputas em 21 modalidades, das quais cinco são dedicadas a Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD). A secretária de Desenvolvimento Social e Esportes, Maria Coeli Simões Pires, explicou que o “batismo” não se trata de uma simples mudança de nome, pois a partir da articulação com o programa Minas Olímpica, o Jimi passa cumprir um papel fundamental para o desenvolvimento da excelência esportiva no Estado, associado ao fato de que o esporte é uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal e social.
- Acredito num aumento do nível técnico dos atletas mineiros, no seu destaque nos jogos Pan-americanos e Parapan-americanos, a partir da recuperação da cultura esportiva em Minas, criando condições para que os talentos atuais e futuros permaneçam no Estado.
JOGOS BENEFICIAM INTERIOR
O subsecretário de Esportes, Rogério Romero, afirmou que um dos principais objetivos dos jogos este ano é promover a interiorização das ações da Subsecretaria, desenvolvendo e fortalecendo a prática esportiva em todas as regiões de Minas Gerais. Para alcançar esta meta, o Governo do Estado criou o projeto Mineirinhos, que prevê a construção de quadras cobertas em 191 municípios, dentre os quais estão incluídas algumas cidades que participam do Minas Olímpica Jimi.
Além da preocupação com a infra-estrutura esportiva, também foram desenvolvidos cursos para a formação de aproximadamente 390 delegados de quadra, 1.400 árbitros, que contarão com o apoio de 12 coordenadores técnicos regionais, 24 auxiliares técnicos e administrativos contratados para o evento. Inicialmente, os profissionais qualificados irão atuar nos jogos deste ano e, após a competição, devem ser aproveitados para trabalhar em atividades esportivas realizadas no interior do Estado.
RIVALIDADE APROXIMA MUNICÍPIOS
Uberlândia e Ipatinga são respectivamente os principais vencedores do Jimi. A cidade do Triângulo Mineiro possui seis títulos e a do Vale do Aço cinco. Mesmo com a disputa particular entre os dois municípios, o clima é de solidariedade entre os atletas, pois todos os participantes conhecem de perto as dificuldades enfrentadas por um atleta amador.
Após ter disputado cinco olimpíadas como atleta, o subsecretário Rogério Romero ainda recorda do período em que participou dos Jogos do Interior do Paraná.
- É uma experiência muito rica, pois você convive com pessoas diferentes, faz novas amizades e junto com a delegação torce e se preocupa com o seu município - comentou.