
Motoristas e motociclistas de todo o Estado já podem fazer a sua inscrição para participar do concurso que vai premiar profissionais do ramo. A iniciativa do Governo do Estado pretende valorizar aqueles que se destacam por atitudes responsáveis na direção. O concurso “Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais 2025” tem a chancela da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET- MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Podem participar motoristas e motociclistas que exerçam atividade remunerada no Estado, e que tenham pelo menos três anos de habilitação nas categorias A, B, D ou E, com a observação “EAR — Exerce Atividade Remunerada” registrada na CNH.
Com 22 anos de profissão, o motorista Geovane Amorim fala com amor sobre a profissão e diz que é feliz exercendo o seu trabalho. “Para ser um bom motorista, acho que o principal é ter responsabilidade, e comprometimento, assim como em toda profissão. E a atenção, que é um fator muito importante, até para não comprometer as outras pessoas. Hoje em dia, acho que falta um pouco de atenção, principalmente entre os mais jovens”, diz. Quanto ao concurso, ele acredita que é um estímulo e impulsiona as boas práticas.
O edital com as regras do concurso está disponível no Diário Oficial. Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição e anexar documentos obrigatórios, como CNH digital ou em PDF, além do histórico de condutor. Também poderão ser incluídos elogios, menções honrosas e certificados de cursos realizados nos últimos dois anos, que contarão pontos no processo seletivo, que será realizado em duas etapas, sendo a primeira, a análise do tempo de habilitação e do prontuário do condutor nos últimos cinco anos. Na segunda etapa, será feita a avaliação dos documentos enviados. Serão considerados para a pontuação, critérios como a ausência de infrações, tempo de habilitação, formação complementar e menções de destaque na atividade profissional. O resultado será divulgado no site da CET-MG até o dia 3 de dezembro e os classificados em 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria receberão medalha e certificação de Motorista Padrão 2025 em cerimônia a ser realizada no mês de dezembro de 2025.
A médica de trânsito Raquel Muniz avalia que bons exemplos no trânsito merecem ser premiados. “Acho interessante essa iniciativa. É uma profissão que tem situações bem desafiadoras, principalmente para motoristas de ônibus, quando percebem, por exemplo, algum defeito no automóvel e têm que agir rápido, evacuando o carro a tempo de os passageiros não terem nenhuma complicação, queimaduras ou tombamento. Enfim, são situações que exigem preparo e dedicação”, destaca, complementando que, “quanto a não levar multa e dirigir corretamente, é uma regra para todo motorista”. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro pelo site: https://transito.mg.gov.br/.