Minas investiga três casos suspeitos de reinfecção por Covid

Quem apresentar sintomas da doença após 90 dias da primeira infecção deve ser testado e caso notificado ao Estado para controle

Cinthya Oliveira
Hoje em Dia - Belo Horizonte
Publicado em 09/09/2020 às 00:25.Atualizado em 27/10/2021 às 04:29.
 (Andre Borges/Agência Brasília)
(Andre Borges/Agência Brasília)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) está analisando três possíveis casos de reinfecção de Covid-19 em Minas Gerais. De acordo com o secretário Carlos Eduardo Amaral, os registros investigados foram registrados em Belo Horizonte, Contagem e Varginha. 

“Estamos observando, fazendo uma checagem, porque o número de reinfecções em todo o mundo é muito pequeno. Só um caso foi confirmado”, disse o secretário. Essa única confirmação, após investigação laboratorial, aconteceu em Hong Kong.
 
NOVO PROTOCOLO
Nesta segunda-feira (7), a SES divulgou o lançamento de um protocolo de orientação para os profissionais de saúde em relação a possíveis casos de ressurgimento de sintomas em quem já foi infectado pela doença. 

Sempre que uma pessoa tiver sintomas da Covid-19 em um período maior do que 90 dias da primeira infecção, o caso deve ser notificado e testado.

Caso haja confirmação de que houve positividade para o novo coronavírus na primeira infecção e na nova testagem, a partir de três meses após o primeiro diagnóstico, as amostras positivas devem ser enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que fará sequenciamento genético para verificar a presença de mutações.

A SES esclarece que, quando um paciente faz o teste para o novo coronavírus, as amostras são guardadas pelos laboratórios. Em caso de suspeita de reinfecção, esse material, recolhido na primeira e na segunda manifestação, deverá ser enviado à Funed para análise.
 
ISOLAMENTO MAIOR
A SES também recomendou mudanças no tempo de isolamento social para pacientes graves e leves da doença. No novo protocolo, é indicado que aqueles com diagnóstico positivo com situação mais crítica façam isolamento pelo período de 20 dias após início dos sintomas ou após dez dias, desde que 24 horas sem febre e sem uso de medicamentos.

Para os casos leves, a recomendação é de que o isolamento seja feito por dez dias após o início dos sintomas, desde que passem 24 horas sem febre e sem uso de medicamentos. Antes, eram esperadas 72 horas. As alterações seguem a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por