Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O governo estadual lançou esta semana o programa Minas Carne o qual objetiva a organização e modernização da cadeia produtiva da carne e aumentar a competitividade do setor. Esse programa possibilitará a melhoria do setor pecuário do Norte de Minas. O prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, salienta que essa medida do governo proporciona ânimo aos criadores da região e estimula a exportação de carne.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Wilson Brumer, afirmou que o programa Minas Carne já é uma realidade, e deu o exemplo do Frigorífico Independência, em Janaúba, que foi reativado e já tem condições de exportar com o suporte das ações do programa. Ivonei Abade reforça a colocação de Brumer e entende ser momento importante para soerguer o setor econômico da microrregião da Serra Geral de Minas. Além disso, explica o prefeito, o programa Minas Carne tem o aspecto social que é a geração de emprego.
O frigorífico Independência emprega diretamente em torno de 300 funcionários e abate em média 400 bois por dia. A intenção é abastecer o mercado europeu de carne. Para garantir esse avanço o Estado concederá aos frigoríficos um crédito presumido de 7% sobre o valor da operação de exportação, proporcionalmente à entrada de animais para abate no estabelecimento, adquirido em operação interna.
Com a efetivação do programa Minas Carne, Minas Gerais deverá ocupar um lugar de destaque entre os estados exportadores de carnes, principalmente a bovina. O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marco Antonio Rodrigues da Cunha, explicou que o Minas Carne deve oferecer ao Estado condições de se consolidar como referência nacional na produção.