Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Depois de dois meses e duas semanas em que o então delegado regional Aluízio Mesquita foi transferido da 22ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Janaúba para o comando da 8ª Delegacia Regional de PC de Montes Claros, mas outro delegado deverá deixar a unidade janaubense com destino à Polícia Civil de Moc.
Trata-se do bacharel em Direito Alessandro José Ladeia, que atualmente comanda várias funções na regional de Janaúba. Alessandro Ladeia é diretor do presídio local e coordena a Delegacia de Crimes contra a pessoa e o patrimônio e, às vezes, responde pelos municípios de Nova Porteirinha e Verdelândia, que fazem parte da Comarca de Janaúba.
A ida de Ladeia para a sua terra natal depende da designação de novos policiais para a 22ª DRPC, o que deverá acontecer na próxima semana. O motivo da transferência seria de caráter pessoal – a mulher do delegado (recém-casado) trabalha no TRT – Tribunal Regional do Trabalho em Moc. No final de 2003 o então regional de Janaúba, Raimundo Nonato Gonçalves, foi transferido para a Delegacia Regional de Januária e com ele foi a delegada de polícia Patrícia Marques e quatro agentes de polícia. Neste ano, Aluízio Mesquita foi acompanhado por dois agentes e outros também devem ir para Moc.
NOVA DELEGACIA
Com a formatura dos novos delegados da Polícia Civil de Minas, o delegado regional de Janaúba, José Frederico Barbosa, aguarda para o início da semana a designação de pelo menos seis delegados para a região. Desses seis, três ficarão em Janaúba. A intenção é provir Monte Azul, Mato Verde e São João Paraíso de delegados, e numa outra oportunidade suprir a necessidade da Delegacia de Varzelândia.
Para a sede da 22ª DRPC, José Frederico espera contar com três novos policiais para coordenarem as delegacias. A bacharel em Direito Adriana Marques, filha do delegado aposentado Carlos Judson Marques, deverá vir para Janaúba. Há possibilidade de Adriana Marques ocupar a Delegacia de Trânsito, que há sete anos é administrada pelo atual regional. Um outro delegado viria para ocupar o lugar de Alessandro Ladeia e um terceiro delegado terá entre atribuições coordenar a Delegacia de Crianças e Adolescentes, a ser implantada. Atualmente, na sede da 22ª DRPC existem três delegados: o regional José Frederico, a delegada Márcia Meira (responde pela Delegacia da Comarca, Delegacia da Mulher, Regional-adjunta e outras ações que porventura lhes são atribuídas) e o delegado Alessando Ladeia.