Medicamento mais perto

Mais municípios norte-mineiros aderem à política de descentralização de distribuição de remédios

Leonardo Queiroz
Publicado em 18/02/2022 às 00:56.Atualizado em 18/02/2022 às 10:59.
FACILIDADE – Até então, os medicamentos eram distribuídos pela SRS de Montes Claros, exigindo deslocamento dos pacientes (pixabay)
FACILIDADE – Até então, os medicamentos eram distribuídos pela SRS de Montes Claros, exigindo deslocamento dos pacientes (pixabay)

Norte-mineiros terão acesso mais facilitado a medicamentos que são distribuídos pelo governo. Mais dez municípios da região – totalizando 58 – que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros vão integrar, a partir de março, a rede de distribuição de medicamentos.

Essas cidades passarão a fazer parte da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCAF), coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

São elas: Claro dos Poções, Fruta de Leite, Grão Mogol, Joaquim Felício, Matias Cardoso, Montezuma, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita e Salinas.

De acordo com a secretária de Saúde de Grão Mogol, Luana Moreira, o município irá se capacitar, a partir da próxima segunda-feira (21), para participar da descentralização na distribuição de medicamentos, medida que irá beneficiar a população local.

“A dispensação de medicamentos, que era feita em Montes Claros, agora será realizada no próprio município, o que irá facilitar o acesso da população a esses produtos”, afirma a gestora da pasta.

Até então, a primeira análise sobre o pedido era feita em Grão Mogol para posterior envio à Regional de Montes Claros e, depois, sendo feita a análise final em Belo Horizonte.

“Aqui agora vamos receber a documentação, protocolar e inserir no sistema, ou seja, realizar o cadastro e o envio de processo”, explica a secretária. 

Ainda de acordo com Luana, Grão Mogol já vem facilitando o acesso da população a medicamentos mais caros. Ela conta que, até que o processo seja aprovado no Estado, o município tem ajudado de alguma forma os pacientes a custearem essa medicação.

DESCENTRALIZAÇÃO 
No segundo semestre de 2021, 48 municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros aderiram à política de descentralização. Desse total, Berizal, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Espinosa, Gameleiras, Indaiabira, Montes Claros, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas já assumiram os serviços de entrega de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalho que até então era executado pela SRS.
 
TREINAMENTO
A partir de segunda-feira (21), a Superintendência Regional de Saúde realizará novo ciclo de capacitação de referências técnicas desses dez municípios que passam a integrar o programa. A partir de março, eles estarão aptos a iniciar a Política de Descentralização da Assistência Farmacêutica.

Na preparação, os representantes de cada cidade irão aprender a fazer o cadastro, envio e recebimento de processos; montagem e cadastro de processos no Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (Sigaf); dispensação de medicamentos, renovação da continuidade e monitoramento; consumo médio, casos novos e balanço.

SAIBA MAIS
Gestores de outros 28 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros estão resolvendo pendências para iniciar os trabalhos da Política de Descentralização da Atenção Farmacêutica. Entre os trabalhos que estão sendo executados está a estruturação das unidades farmacêuticas para o atendimento dos usuários do SUS. A coordenadora de Assistência Farmacêutica da SRS de Montes Claros, Cynthia Antunes Barbosa, ressalta que “o objetivo é ampliar e qualificar o acesso da população aos medicamentos, contribuindo com a promoção do uso racional e a integralidade da atenção à saúde”.

Todos os municípios que aderiram ao programa receberam incentivo financeiro da Secretaria de Estado da Saúde para a estruturação dos serviços. As secretarias de saúde que possuem ressalvas a cumprir para a implementação dos serviços têm prazo de 180 dias para fazerem as adequações necessárias. Caso não executem os trabalhos previstos terão que devolver os recursos do incentivo financeiro repassado pela SES.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por