
Norte-mineiros terão acesso mais facilitado a medicamentos que são distribuídos pelo governo. Mais dez municípios da região – totalizando 58 – que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros vão integrar, a partir de março, a rede de distribuição de medicamentos.
Essas cidades passarão a fazer parte da Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCAF), coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).
São elas: Claro dos Poções, Fruta de Leite, Grão Mogol, Joaquim Felício, Matias Cardoso, Montezuma, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita e Salinas.
De acordo com a secretária de Saúde de Grão Mogol, Luana Moreira, o município irá se capacitar, a partir da próxima segunda-feira (21), para participar da descentralização na distribuição de medicamentos, medida que irá beneficiar a população local.
“A dispensação de medicamentos, que era feita em Montes Claros, agora será realizada no próprio município, o que irá facilitar o acesso da população a esses produtos”, afirma a gestora da pasta.
Até então, a primeira análise sobre o pedido era feita em Grão Mogol para posterior envio à Regional de Montes Claros e, depois, sendo feita a análise final em Belo Horizonte.
“Aqui agora vamos receber a documentação, protocolar e inserir no sistema, ou seja, realizar o cadastro e o envio de processo”, explica a secretária.
Ainda de acordo com Luana, Grão Mogol já vem facilitando o acesso da população a medicamentos mais caros. Ela conta que, até que o processo seja aprovado no Estado, o município tem ajudado de alguma forma os pacientes a custearem essa medicação.
DESCENTRALIZAÇÃO
No segundo semestre de 2021, 48 municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros aderiram à política de descentralização. Desse total, Berizal, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Espinosa, Gameleiras, Indaiabira, Montes Claros, Ninheira, Riacho dos Machados e Santa Cruz de Salinas já assumiram os serviços de entrega de medicamentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalho que até então era executado pela SRS.
TREINAMENTO
A partir de segunda-feira (21), a Superintendência Regional de Saúde realizará novo ciclo de capacitação de referências técnicas desses dez municípios que passam a integrar o programa. A partir de março, eles estarão aptos a iniciar a Política de Descentralização da Assistência Farmacêutica.
Na preparação, os representantes de cada cidade irão aprender a fazer o cadastro, envio e recebimento de processos; montagem e cadastro de processos no Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica (Sigaf); dispensação de medicamentos, renovação da continuidade e monitoramento; consumo médio, casos novos e balanço.
SAIBA MAIS
Gestores de outros 28 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros estão resolvendo pendências para iniciar os trabalhos da Política de Descentralização da Atenção Farmacêutica. Entre os trabalhos que estão sendo executados está a estruturação das unidades farmacêuticas para o atendimento dos usuários do SUS. A coordenadora de Assistência Farmacêutica da SRS de Montes Claros, Cynthia Antunes Barbosa, ressalta que “o objetivo é ampliar e qualificar o acesso da população aos medicamentos, contribuindo com a promoção do uso racional e a integralidade da atenção à saúde”.
Todos os municípios que aderiram ao programa receberam incentivo financeiro da Secretaria de Estado da Saúde para a estruturação dos serviços. As secretarias de saúde que possuem ressalvas a cumprir para a implementação dos serviços têm prazo de 180 dias para fazerem as adequações necessárias. Caso não executem os trabalhos previstos terão que devolver os recursos do incentivo financeiro repassado pela SES.