Marlon Bruno
Correspondente
BOCAIÚVA - Segundo os técnicos da Emater, apesar do alto índice das chuvas que estão ocorrendo na região, não haverá aumento na produção agrícola deste ano, e sim, uma diminuição na produção de algumas culturas.
- As chuvas que estão ocorrendo em Bocaiúva pegaram muitos agricultores de surpresa, alguns já estão com suas safras em fase adiantada, outros ainda estão começando o plantio. Muitas safras já correm o risco de se perderem por causa das chuvas em abundância - disse Vicente Jônatas, técnico da Emater.
De acordo com o órgão, os agricultores não esperavam o aumento das chuvas, que, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) , a expectativa para este ano é que chova 20% acima da média. No ano passado o índice foi de 1.338 mm.
Este ano, até o dia dez de dezembro já choveu 1.335 mm, este final de semana, por exemplo, as chuvas atingiram 105 mm, ultrapassando previsão para o de fim de ano. As chuvas devem cair até o início do mês de março.
MINAS SEM FOME
Atendendo as diretrizes do programa Minas Sem Fome, a Emater de Bocaiúva distribuiu 180 sacos de milho para 12 comunidades rurais do município, que estão recebendo orientações técnicas de plantio.
Cerca de 40 municípios mineiros receberam sementes de milho e sorgo do Programa Minas Sem Fome, através da Embrapa e distribuídos pela Emater-MG. Este é um sub-programa do Fome zero voltado para o combate à fome e desnutrição de 700.000 famílias e 4.600.000 pessoas do meio rural e de periferias urbanas de 600 municípios.
O projeto tem como finalidade implementar ações que possibilitem às populações vulneráveis à fome e à desnutrição o acesso aos meios para produzir alimentos componentes da cesta básica para consumo e como alternativa de incremento de renda, visando a assegurar a segurança alimentar e nutricional dessa população, de forma permanente e sustentável.