Tiago Severino
Correspondente
Há uma semana como prefeito de Buritizeiro, Luiz Carneiro de Abreu Júnior, o Luizinho - sem partido não acredita na revogação da liminar que afastou o ex-prefeito Francisco Alves Moreira, o Chico Gameleira - PMDB. Segundo Luizinho, a determinação do juiz Fausto Geraldo Ferreira Filho, da comarca de Pirapora, deverá ser mantida pelo Tribunal de justiça de Minas Gerais, devido ao número de denúncias envolvendo o outro administrador.
Ele iniciou uma auditoria nas contas municipais e a revisão do contratos de licitação, com o objetivo de averiguar possíveis irregularidades. O prefeito informa que já foram encontrados problemas em processos licitatórios com alguns prestadores de serviços.
NOVOS SECRETÁRIOS
A verificação administrativa foi a primeira decisão de Luizinho, assim que tomou posse na última semana. No mesmo dia, ele também exonerou os funcionários que ocupavam cargos de confiança de Chico Gameleira.
O prefeito manteve apenas o secretário de Saúde Rogério Pontes. Na secretaria de Assistência Social assumiu José Gomes da Silva; a pasta da Agricultura está com Luiz Alves Pinto; Meio Ambiente com Hugo Pires Lima; o setor de Obras agora é responsabilidade de Luiz Carneiro de Abreu; no Planejamento está José Roberto Vieira; e no controle interno, Maria de Fátima Nunes Gonçalves.
Já a diretoria do SAAE - Serviço autônomo de água e esgoto até o fechamento desta edição não havia sido determinada. O diretor-adjunto da instituição é Jovelino Mendonça.
Na secretaria de Educação retornou ao cargo Edna Salgado. Ela foi a primeira titular da pasta, no início do mandato de Gameleira, mas teria sido demitida porque foi trabalhar em dia de ponto facultativo: ato que foi classificado como uma desobediência às ordens do prefeito
REAJUSTE SALARIAL
Luizinho encaminhou à câmara pedido de reajuste salarial de 8,76% ao funcionalismo público, e que autoriza uma antecipação da primeira parcela do 13º salário para o dia 10 de junho. Luizinho explica que as medidas têm como objetivo valorizar os servidores municipais, com condições mais dignas de trabalho. O aumento significa, também, mais dinheiro em circulação no comércio local, que tem a prefeitura como principal empregadora. A solicitação deve ser votada pelos vereadores na próxima reunião.
AFASTAMENTO DE GAMELEIRA
O ex-prefeito Chico Gameleira foi afastado por ser suspeito de ter alugado uma retroescavadeira de sua propriedade para o município. A decisão tem como objetivo evitar o desaparecimento de documentos e impedir a coação de testemunhas, que são funcionários públicos. Junto com Gameleira foram indiciadas outras 11 pessoas, entre empresários locais, a comissão de licitação da prefeitura e assessores.