minas do norte

Livro celebra os 100 anos do multiforme Darcy Ribeiro

Antologia ‘Darcy Ribeiro: o homem e suas peles’ resgata a trajetória do ilustre educador

Larissa Durães
Publicado em 19/04/2023 às 21:36.
Reitor da Unimontes,Wagner e organizadores Antônio e Joba apresentam a obra sobre Darcy (LARISSA DURÃES)

Reitor da Unimontes,Wagner e organizadores Antônio e Joba apresentam a obra sobre Darcy (LARISSA DURÃES)

Para celebrar o centenário do nascimento de Darcy Ribeiro, nada melhor do que o lançamento de um livro. “Darcy Ribeiro- o homem e suas peles” (Editora Unimontes), organizado e editado pelo sociólogo, Antônio Dimas Cardoso e pelo antropólogo, João Batista de Almeida Costa, documenta e resgata a trajetória de Darcy Ribeiro, através de uma coletânea de artigos elaborados por professores e pesquisadores de diferentes instituições que pesquisaram a vida e a obra de Darcy Ribeiro ou que trabalharam ele. Educador, intelectual, escritor, político e de “nascença”, norte-mineiro e filho de Montes Claros, Darcy Ribeiro se destacou no cenário nacional e internacional, principalmente pelos projetos voltados para a educação e, sobretudo, pelas obras antropológicas e de cunho social ligadas às tribos indígenas no Brasil. Até por isso, a data para o lançamento do livro foi 19 de abril, em que se celebra, no Brasil o Dia dos Povos Indígenas, que segundo o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) professor Wagner de Paulo Santiago, tem uma ligação grande com o escritor Darcy.  
 
COLETÂNEA
O livro, uma publicação da Unimontes tem ao todo 15 artigos divididos em duas seções, sendo a primeira sobre as lembranças familiares e a segunda sobre as “peles” de Darcy, que iam, de acordo com o próprio Darcy, mudando como se ele fosse uma cobra. “A primeira pele de acordo com Darcy, foi a de antropólogo, depois a de etnólogo, depois de educador, depois de ambientalista e por fim o político”, explica João Batista Costa. A seção de lembranças familiares conta o artigo, “Darcy Ribeiro, como eu o vi”, de Mário Ribeiro Filho (Ucho Ribeiro), que é sobrinho de Darcy. 
 
COLETÂNEA INSTIGADA PELO SOBRINHO
A ideia de escrever e publicar o livro, nasceu após uma reunião realizada em 2018 na presença do sobrinho de Darcy, Paulo Ribeiro, que na ocasião provocou a universidade para que fizesse um registro do centenário de nascimento do educador, que ocorreu em 26 de outubro de 2022. “Como resultado, nós da universidade resolvemos, pela editora Unimontes, editar este livro de comemoração centenária de Darcy, em que reúne vários autores e o organizador João Batista Costa, para ser o coletor desta coletânea”, explicou o sociólogo e diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso.
 
SERVIÇO
A publicação, em edição especial de capa dura com 212 páginas, não está a venda. Os exemplares serão doados a bibliotecas de escolas públicas e, ainda, para instituições pesquisa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por