Com apoio de representantes, acordo busca transformar potencial turístico em realidade
O presidente do Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau destaca o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como um dos principais atrativos turísticos do Norte de Minas (LARISSA DURÃES)
Nesta semana, em Montes Claros, durante o evento “Turismo no Norte de Minas — Cooperação para o Desenvolvimento e Atração de Investimentos”, foi firmado um pacto entre instituições municipais, estaduais, públicas e privadas para promover o turismo na região e atrair investimentos. O evento, idealizado pelo Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas (Adenor), contou com o apoio do Governo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), da Invest Minas e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
Leônidas Oliveira, secretário estadual de Cultura e Turismo, participou virtualmente e enfatizou o Plano Estadual de Turismo e o projeto “Turismo Verde”.
Para o presidente do Montes Claros e Região Convention & Visitors Bureau e secretário municipal de Turismo de Grão Mogol, Ítalo Mendes, é muito importante o apoio estadual ao projeto de desenvolvimento do turismo no Norte de Minas. “O pacto pelo desenvolvimento do Norte de Minas não é um plano imediato, mas um compromisso em que cada entidade se compromete voluntariamente a contribuir nos próximos quatro anos para alcançar uma visão de futuro integrada para a região. A ideia é que, até o início de 2025, o Pacto de Desenvolvimento Turístico de Minas seja lançado, com a participação de gestores já definidos e o apoio da Secretaria Estadual de Turismo. O objetivo é transformar o potencial turístico do Norte de Minas em realidade, contando com o envolvimento dos circuitos turísticos e do secretário de turismo no processo”, explica.
O turismo brasileiro experimenta um crescimento de 26% até setembro, com 4 a 5 milhões de turistas internacionais, destacando-se Minas Gerais, que supera a média nacional. A hospitalidade, gastronomia e destinos naturais atraem visitantes, particularmente após a pandemia. “O Norte de Minas está se destacando com casos de sucesso como o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que busca o reconhecimento como Patrimônio Natural da Humanidade, e Grão Mogol, que tem atraído visitantes e investimentos. Esse cenário favorável impulsiona uma estratégia de reposicionamento do turismo de Minas, buscando fortalecer parcerias entre o setor público e privado e oferecer experiências de qualidade”, disse Mendes.
Regina Cabral, gestora do Circuito Turístico Sertão Gerais e diretora da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, acredita no potencial do turismo da região, destacando a importância do engajamento dos gestores para que esse setor floresça na região. “É essencial que os líderes se reúnam para fortalecer o turismo local e transformar o Norte de Minas em uma porta de entrada turística, já reconhecida pelo seu potencial”, pontua.