Jorge Silveira
Colaboração para O Norte
A Codevasf acaba de repassar ao DIJ - Distrito de irrigação do perímetro irrigado de Jaíba recursos no valor de R$ 938.800, para a realização de obras e ações de melhoramento e manutenção da infra-estrutura de uso comum daquele perímetro irrigado. Esta é a primeira parcela de um convênio firmado em 2006 entre a companhia e o DIJ, no valor de R$ 1.750.000, recursos oriundos do programa de transferência de gestão dos perímetros públicos de irrigação do Vale do Rio São Francisco.
A liberação desses recursos, segundo o superintendente regional da Codevasf, Anderson de Vasconcelos Chaves, vai permitir à gerência do DIJ promover o melhoramento e manutenção dos canais e dos equipamentos hidráulicos do Jaíba. Nas estações de bombeamento, não só os equipamentos e a parte elétrica estão sendo revitalizados, mas também grande parte das instalações físicas do prédio que abriga estes equipamentos.
Com a segunda parcela a ser liberada ainda neste mês de maio, segundo Paulo Roberto, chefe do setor de produção da companhia em Minas Gerais, as obras terão prosseguimento com a construção de um prédio para serviços de oficina elétrica e a reforma do escritório do DIJ, com melhoria física do prédio e aquisição de novos equipamentos, como o desenvolvimento e manutenção de software, para dar um maior suporte às ações organizacionais e funcionais do Distrito de Irrigação.
E visando otimizar ainda mais o desempenho funcional do Distrito de Jaíba, parte desses recursos já estão sendo utilizados para treinar e capacitar os setenta e cinco servidores daquele órgão. Dessa forma, os seus dirigentes acreditam estar oferecendo uma melhor prestação de serviços para os usuários do Perímetro Irrigado do Jaíba e, assim, se preparando administrativamente para a transferência de gestão.