Jessica Arruda – Agência Brasil
Colaboração para O Norte
Nesta semana, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, entregará equipamentos e consultórios odontológicos em cinco cidades do interior de Minas Gerais. O objetivo é ampliar o atendimento odontológico básico e especializado através do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas ações fazem parte do programa Brasil Sorridente – política prioritária do governo federal que visa melhorar a saúde bucal da população.
Hoje, quarta-feira, a partir das 11h30, equipamentos odontológicos serão entregues em Várzea da Palma. Haverá ainda o lançamento da pedra fundamental das obras do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na cidade.
Às 15 horas será a vez do município de Lassance receber os equipamentos doados pelo Ministério da Saúde. As solenidades de entregas terão a presença de autoridades municipais, regionais e também do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca.
As cidades de Varginha, Lavras e Santo Antonio do Amparo recebem os equipamentos odontológicos na próxima quinta-feira, 19.
BRASIL SORRIDENTE EM MINAS
A cidade de Várzea da Palma conta com 8 Equipes de Saúde Bucal (ESB) que garantem o atendimento odontológico básico a milhares de pessoas. Já o município de Lassance possui uma equipe de Saúde Bucal além de consultórios doados pelo ministério da Saúde com o objetivo de dar apoio à atenção na área de saúde bucal.
Nos últimos anos, o ministério da Saúde através do Brasil Sorridente vem investindo na área de saúde bucal em Minas Gerais. Em 2002, eram apenas 332 equipes de saúde bucal. Hoje, são 1421, que atendem mais de 7 milhões de pessoas um aumento de 328%. O programa atinge 519 municípios mineiros, com mais de 22 milhões de reais investidos somente neste ano.
Minas Gerais conta, hoje, com 163 consultórios que oferecem assistência básica odontológica e abrigam equipes de saúde bucal na estratégia do programa Saúde da Família. Além disso, o Estado possui 53 Centros de Especialidades Odontológicas – outros 14 em fase de implantação - distribuídos em 49 cidades do território mineiro. De janeiro a agosto deste ano, esses centros em Minas Gerais receberam R$ 3.639.200.
SERVIÇO
Várzea da Palma – entrega de equipamentos e lançamento da pedra fundamental das obras do CEO
Quando: 18 de outubro
Onde: Rua Reinaldo Rodrigues dos Santos, 305 – Planalto – Várzea da
Palma Horário: 11h30
Lassance – entrega de equipamentos pelo Brasil Sorridente
Quando: 18 de outubro
Onde: Rua Dona Silveria Moreira, 176 – Centro - Lassance
Horário: 15 horas