Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Júri internacional escolherá o melhor café de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 11/10/2006 às 10:33.Atualizado em 15/11/2021 às 08:42.

Da Agência Minas



Minas Gerais, entre 23 e 27 de outubro, por meio de um júri formado de degustadores internacionais de renome, vai responder qual região produz o melhor café do Estado.



Até sexta-feira desta semana serão selecionadas as 30 amostras finalistas do 3º Concurso de Qualidade Cafés de Minas, em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado e Despolpado/Desmucilado. Coordenado pela Emater-MG e Universidade Federal de Lavras (Ufla), o concurso é uma das melhores maneiras de se valorizar o café do país.



Paralelamente ao julgamento, os 30 lotes classificados para a final participarão de um leilão, no dia 27, com compradores nacionais e internacionais. O ágio mínimo será de 50% da cotação da saca de café na data do leilão. "Este leilão é um diferencial importante do concurso, pois confere visibilidade aos produtores no mercado externo de cafés especiais", destaca o diretor técnico da Emater-MG, Roberval Juarês de Andrade.



Este é o terceiro ano de realização do concurso e o número de inscrições - 63% acima do registrado em 2005 - mostra a preocupação dos cafeicultores com a qualidade. Das 1.598 amostras inscritas no concurso estadual de qualidade do café, 611 passaram para a segunda fase, que aconteceu de 2 a 8 de outubro, no Pólo de Tecnologia de Qualidade de Café da Ufla, em Lavras. Foram enviadas amostras de café de 181 municípios de todas as regiões do Estado. A região de Guaxupé foi o destaque em número de inscrições, com 450 amostras enviadas.



O regulamento completo do concurso está disponível no site da Emater-MG - www.emater.mg.gov.br.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por