Alexsandro Mesquita
Correspondente
JURAMENTO - Com a intenção de mobilizar e educar as famílias juramentenses e turistas, Juramento promove a primeira semana de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes no município, no sentido de alertar sobre a gravidade do problema.
A abertura oficial foi feita pelo prefeito Divaldo Rosa nesta segunda-feira, 04, na Praça Fialho Pacheco, que contou ainda com desfile pela avenida principal da cidade.
O prefeito Divaldo Rosa disse que o abuso de crianças e adolescentes é uma preocupação que ele tem não só como administrador municipal, mas também como pai de família que ele é.
- A manifestação é muito boa principalmente para a criança não tomar um caminho errado na vida. O potencial turístico contribui para a melhoria da economia local, mas é preciso conscientização para não acarretar num aumento de abuso. Reconhecemos que a tendência é aumentar porque sabemos que vem muita gente de fora aproveitar o final de semana aqui.
PREVENÇÃO E UNIÃO
Maria Ilda Cardoso Barbosa, secretaria de Ação Social diz que este trabalho de prevenção se deve ao fato não só para prevenir a população, mas também por causa do potencial turístico de juramento, que atrai pessoas de todos os lugares.
- Está sendo feito um trabalho em nível de estado e aí o município preocupado com os seus habitantes, com a criança e o adolescente resolveu através de parceria entre o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA, PSF, polícia militar, secretaria de educação, esporte, as igrejas, comerciantes entre outros, se unirem em torno da prevenção do abuso e exploração sexual da criança e adolescente, explica Maria Ilda.
A secretária de Ação Social diz que estão divulgando o número do telefone para denúncias contra os agressores para facilitar a denúncia já que a cidade é pequena e todos se conhecem. Lembra que o município conta atualmente com o trabalho do assistente social Ronivon da Paixão.
- Também é preciso dizer que este trabalho é para nós recebermos o turista com mais segurança, porque estamos divulgando o 0800 para denúncia. Quando houver alguma coisa o cidadão vai num orelhão liga e ninguém fica sabendo, conclui Maria Ilda.
A IMPORTÂNCIA DA DENÚNCIA
Ronivon da Paixão diz que o trabalho de um assistente social tem múltiplas funções, mas aqui, especificamente neste momento, é preciso trabalhar em cima do tema.
- Nós estamos trabalhando em cima deste tema porque o município de Juramento se tornou hoje ainda mais turístico e, devido à proximidade com Montes Claros, às vezes, tem muita diligencia por parte de alguns cidadãos em relação as nossas crianças e adolescentes. Então essa campanha é para tentar sensibilizar a comunidade perante a gravidade do problema que é o abuso. O que acontece é que às vezes a população se torna refém do explorador. Por exemplo, ela sabe que o cidadão está explorando a criança só que não sabe os mecanismos a serem usados para denunciá-lo. Com a campanha vamos enfocar o número do telefone de denúncia. O nome da pessoa não precisa ser identificado. Aí quando a população compreender que é crime e dá pena de 1 a 12 anos e prisão sem reclusão, ela pode se motivar e fazer a denúncia contra esses aliciadores de menores.
Segundo Ronivon da Paixão o projeto nasceu também a partir de visitas domiciliares feitas, e que Tatiane, colega de trabalho levou a demanda ao conhecimento dos demais, com casos alarmantes, o que implicou numa união coletiva, uma ação integrada para não aumentar o problema. Ele explica que o pior abuso é o medo de fazer a denúncia porque a vítima se torna duplamente violentada, por ela própria e pelo agressor.
DESBRAVADORES LUZ DA ALVORADA
O destaque do evento ficou por conta da fanfarra do Clube de desbravadores luz da alvorada pertencente à igreja adventista do 7º dia sob direção do cabo da polícia militar, Rômisson Cardoso da Silva. De acordo com ele, para fazer parte do grupo é preciso somente ter idade acima dos 10 anos. Não tem distinção de cor, raça e religião. Os uniformes são padronizados e os alunos recebem todo tipo de orientação incluindo primeiros socorros.
Durante a semana será feito o mesmo trabalho de sonorização, conscientização e panfletagem em escolas, e nos seguintes povoados do município: Pau D’Óleo, Santa Cruz e Santana do Mundo Novo. O encerramento será no dia 10, domingo, no balneário, quando será aproveitado o grande número de turistas para serem distribuídos panfletos e orientações acerca do assunto. Para denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ligue: 0800 31 1119.