Jornalista conquista Prêmio BNB de microcrédito

Jornal O Norte
Publicado em 24/05/2007 às 11:31.Atualizado em 15/11/2021 às 08:05.

Christiano Jilvan


Colaboração para O Norte



O jornalista Luiz Ribeiro, de Montes Claros, está entre os ganhadores do prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2007. O anúncio dos vencedores foi feito em Fortaleza, segunda-feira, 25, em solenidade que contou com as presenças do presidente do BNB, Roberto Smith, diretores e superintendentes, além de convidados e profissionais da área de comunicação.



Concorreram profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 82 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o país. O concurso teve como tema “O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas”. O objetivo foi estimular o debate e sensibilizar a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, com ênfase na democratização do crédito, capazes de gerar negócios mais estruturados e promover o crescimento econômico com inclusão social no Nordeste.



O jornalista montes-clarense, que é repórter do jornal “Estado de Minas” e responde pela sucursal Norte do jornal belo-horizontino, foi vencedor na modalidade estadual, com a “Microcrédito: pouco que vira muito”. A entrega da premiação – incluindo certificado e valor em dinheiro - será feita em solenidade, em Belo Horizonte, a ser agendada pela Superintendência do Banco do Nordeste em Minas para os próximos dias. Durante a solenidade, também será entregue premiação à equipe do jornal “O Tempo”.



A reportagem “Microcrédito: pouco que vira muito” foi publicada no Caderno Agropecuário do “Estado de Minas”, aborda o impulso que o microcrédito liberado por intermédio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), proporcionou à melhoria de vida de pequenos agricultores no município de Porteirinha, onde, também ajuda a movimentar o comércio local. É feito um comparativo do programa com a iniciativa do banqueiro Muhammad Yunus, de Bangladesh, que criou o Grameen Bank, voltado para concessão de microcréditos a pessoas de baixa renda, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz 2006. Ainda no trabalho, são abordadas outras iniciativas que vem garantindo a sustentabilidade econômica em Porteirinha, como um programa modelo implantado pela prefeitura, que adquire produtos para a merenda escolar junto aos agricultores familiares do município, garantindo a opção de venda para pequena produção.



Com a conquista do Premio BNB de Jornalismo 2006, o jornalista Luiz Ribeiro alcança a 19ª classificação em prêmios de jornalismo nacionais e regionais com trabalhos individuais e/ou em equipe. Entre outros, esteve entre os ganhadores dos prêmios Esso, Fiat Allis e Caixa Econômica Federal. Ribeiro iniciou sua carreira no extinto “0 Jornal de Montes Claros”, depois foi repórter do “Jornal de Notícias” e da sucursal do “Hoje Em Dia” em Montes Claros, antes de entrar para o “Estado de Minas”.  Em 2005, depois de passar por processo de seleção, participou de intercâmbio na Alemanha, do Grupo de Intercâmbio de Estudos Profissionais (IGE), patrocinado pela Fundação Rotária Internacional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por