Christiano Jilvan
Colaboração para O Norte
O jornalista Luiz Ribeiro, de Montes Claros, está entre os ganhadores do prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2007. O anúncio dos vencedores foi feito em Fortaleza, segunda-feira, 25, em solenidade que contou com as presenças do presidente do BNB, Roberto Smith, diretores e superintendentes, além de convidados e profissionais da área de comunicação.
Concorreram profissionais e estudantes universitários com trabalhos veiculados em 82 veículos nacionais e regionais, entre emissoras de rádio e TV, jornais e revistas de todo o país. O concurso teve como tema “O papel do crédito no desenvolvimento de micro e pequenas empresas nordestinas”. O objetivo foi estimular o debate e sensibilizar a sociedade sobre a importância de ações inovadoras na área do desenvolvimento regional, com ênfase na democratização do crédito, capazes de gerar negócios mais estruturados e promover o crescimento econômico com inclusão social no Nordeste.
O jornalista montes-clarense, que é repórter do jornal “Estado de Minas” e responde pela sucursal Norte do jornal belo-horizontino, foi vencedor na modalidade estadual, com a “Microcrédito: pouco que vira muito”. A entrega da premiação – incluindo certificado e valor em dinheiro - será feita em solenidade, em Belo Horizonte, a ser agendada pela Superintendência do Banco do Nordeste em Minas para os próximos dias. Durante a solenidade, também será entregue premiação à equipe do jornal “O Tempo”.
A reportagem “Microcrédito: pouco que vira muito” foi publicada no Caderno Agropecuário do “Estado de Minas”, aborda o impulso que o microcrédito liberado por intermédio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), proporcionou à melhoria de vida de pequenos agricultores no município de Porteirinha, onde, também ajuda a movimentar o comércio local. É feito um comparativo do programa com a iniciativa do banqueiro Muhammad Yunus, de Bangladesh, que criou o Grameen Bank, voltado para concessão de microcréditos a pessoas de baixa renda, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz 2006. Ainda no trabalho, são abordadas outras iniciativas que vem garantindo a sustentabilidade econômica em Porteirinha, como um programa modelo implantado pela prefeitura, que adquire produtos para a merenda escolar junto aos agricultores familiares do município, garantindo a opção de venda para pequena produção.
Com a conquista do Premio BNB de Jornalismo 2006, o jornalista Luiz Ribeiro alcança a 19ª classificação em prêmios de jornalismo nacionais e regionais com trabalhos individuais e/ou em equipe. Entre outros, esteve entre os ganhadores dos prêmios Esso, Fiat Allis e Caixa Econômica Federal. Ribeiro iniciou sua carreira no extinto “0 Jornal de Montes Claros”, depois foi repórter do “Jornal de Notícias” e da sucursal do “Hoje Em Dia” em Montes Claros, antes de entrar para o “Estado de Minas”. Em 2005, depois de passar por processo de seleção, participou de intercâmbio na Alemanha, do Grupo de Intercâmbio de Estudos Profissionais (IGE), patrocinado pela Fundação Rotária Internacional.