O projeto “Vale: Vozes e Visões – A Arte Universal do Jequitinhonha” traz a Belo Horizonte, em 16 e 17 de novembro, uma mostra da cultura musical do Vale. Corais, violeiros e tamborzeiros de diferentes gerações apresentam a diversidade e a riqueza das vozes da região. A proposta dos shows busca contemplar a pluralidade e a tradição musical do Vale. A entrada é franca.
O evento abre com a apresentação dos artistas Melão e Leri, no show “Notas de viagem” e dos convidados Coral Trovadores do Vale e Tamborzeiros da Festa do Rosário de Araçuaí. “Notas de viagem” é resultado de um projeto realizado há 26 anos, registrado num LP de mesmo nome. Os convidados, o Coral Trovadores do Vale, e os Tamborzeiros da Festa do Rosário, ambos de Araçuaí, participaram da gravação do LP e do seu lançamento, que também aconteceu no Grande Teatro do Palácio das Artes. O revival contará ainda com projeções de imagens captadas pelos participantes do projeto e tratadas por Chico de Paula.
Na sexta-feira, a festa fica por conta de Rubinho do Vale, Coral das Lavadeiras de Almenara e Carlos Farias, Coral Vozes das Veredas, Coral Araras Grandes, Pereira da Viola, Wilson Dias, Déa Trancoso, Josino Medina e Zé Padre. Com curadoria de Kiko Ferreira e Jota D’Angelo, o evento apresenta ao público da capital as diferentes gerações e formações musicais da região.
O projeto “Vale: Vozes e visões – A Arte Universal do Jequitinhonha” é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC/MG), em parceria com o Sebrae Minas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
PROGRAMAÇÃO
Notas de viagem – Dia 16/11 às 21h
Melão, Leri e os convidados Coral Trovadores do Vale e Tamborzeiros da Festa do Rosário de Araçuaí
Vozes do Vale – Dia 17/11 às 21h
Rubinho do Vale, Coral das Lavadeiras de Almenara e Carlos Farias, Coral Vozes das Veredas, Coral Araras Grandes, Pereira da Viola, Wilson Dias, Déa Trancoso, Josino Medina e Zé Padre
Os shows acontecem no Grande Teatro do Palácio das Artes. A entrada é franca e os ingressos serão disponibilizados no dia de cada show, a partir das 10h, na Bilheteria do Palácio das Artes. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos.