Depois da tromba d’água que foi notícia em todo o país, foliões jogam tudo pra cima...
Marcelo Júnior
Colaboração para O Norte
O bloco Pirão de Peixe vem com tudo no carnaval de Januária, com cerca de 4 mil foliões atrás do trio elétrico. O bloco desfila no circuito profissional sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, puxado pelas bandas baianas Bafafá, Inala êh, Mania de Toalha, Chicabana e Trem do Samba. No circuito alternativo desfilam os blocos Caricatos, Jegue Elétrico, Bloco da Dorna, Quem Fala de Nós Tem Paixão, Operária, Raça Nossa, Manjumirim, Cerâmica, Onésimo Bastos, Sesc, Acadêmicos e Olegário Maciel.
CARNAVAL SOLIDÁRIO
Diante da situação de emergência em que se encontra o município, a prefeitura participará sem repasse financeiro, mas com apoio logístico nas áreas de turismo, saúde, transporte e limpeza pública.
Este ano, a Dark Eventos faz o carnaval de Januária. A empresa de entretenimento tem sete anos de atuação no Norte de Minas e é responsável pelas grandes produções em Januária e região. A Dark também é a proprietária do Bloco Pirão de Peixe.
No carnaval deste ano, será cobrada como entrada três reais, mais doação voluntária de um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será doado para as vítimas das fortes chuvas no município.
Os postos de arrecadação serão instalados nos principais pontos da cidade com a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A expectativa é que se arrecade mais de 10 toneladas de alimentos.
NOVIDADES DO CARNAVAL
O projeto deste ano tem novidades, o palco e os camarotes retornam para a tradicional Praça Getúlio Vargas e será instalado um circuito a cabo de som na orla da Avenida São Francisco, com várias torres de caixas acústicas.
As mudanças são resultados da pesquisa realizada ano passado, no período do carnaval, pela Prefeitura de Januária, através da Secretaria de Turismo, que apontou acertos, falhas e sugestões para a melhoria do carnaval 2007.
Segundo Ana Tereza, secretária de turismo, “este ano faremos uma nova pesquisa com o mesmo objetivo, fazer do carnaval de Januária, cada vez melhor”.
”A segurança do carnaval em Januária é prioridade”, garantiu o prefeito João Lima, ao abrir a reunião quinta-feira, 07 de fevereiro, às 15 horas, na Secretaria Municipal de Turismo com o Capitão Edvar da Polícia Militar, Tenente Darlan, Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Delegada Dr.Patrícia e Alex de Sá da Rota Segurança. Estiveram presentes o superintendente da prefeitura, Paulo Lima, Ana Tereza, Secretária de Turismo, e o representante dos blocos, Aurélio Villares. Este ano cerca de 180 homens da segurança pública e privada devem estar neste carnaval. O objetivo é montar infra-estrutura de segurança para antes, durante, e depois do carnaval. A segurança ganhou nota 10, ano passado, em enquete realizada pela prefeitura de Januária com turistas e moradores.
SAÚDE
Para o carnaval, a secretaria de Saúde instalará posto de atendimento no circuito da folia, com enfermeiros, auxiliares, agentes de saúde e ambulância para emergências. Também serão distribuídas camisinhas para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), em blítz educativas nos pontos da cidade.
O comércio de Januária deve faturar neste carnaval mais de 4 milhões de reais. A expectativa dos comerciantes e prestadores de serviços é que circule mais que em 2006, que movimentou cerca de 3 milhões de reais.
Os Hotéis, restaurantes, pousadas, bares, supermercados, confecções, distribuidores de bebidas, prestadores de serviços, locação de casas, postos de gasolina, empresas de ônibus (intermunicipal), butiques, armarinhos, e farmácias, investem desde dezembro de 2006 para a Festa de Momo, com capacitação de funcionários e melhoria no atendimento.
MAIS EMPREGO
Com a economia aquecida, a geração de emprego e renda no município, deve aumentar em 20%.
Neste período são contratados para empregos direto e indireto mais de 1500 pessoas. E como nos anos anteriores, muitos destes empregos temporários se tornam fixos.