Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O mês de junho é uma particularidade para a sociedade de Janaúba. Afora as tradições das festas juninas e os jogos futebolísticos da Copa do Mundo, na Alemanha, este ano os janaubenses terão motivos de sobra para enaltecer o sexto mês do ano. O município terá três feriados, sendo dois instituídos por legislação municipal.
O primeiro feriado de junho não será somente para os moradores de Janaúba, mas sim, para todo o território nacional. Trata-se o dia de Corpus Christi – data móvel – que neste ano será dia 15 de junho, uma quinta-feira. Os outros dois feriados que os janaubenses festejarão também referem se à religiosidade.
No dia 23 de junho, sexta-feira, será o dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Janaúba. Portanto, será feriado municipal. O dia do padroeiro do município, conforme a legislação municipal, acontece sempre no oitavo dia após o Corpus Christi, ou, como queira, na segunda sexta-feira após o dia do corpo de Cristo.
O terceiro e último feriado ao qual os janaubenses terão direito, em junho, trata-se do dia 24 de junho, um sábado, dia de São João Batista. Essa data também é referenciada (feriado municipal) em várias localidades do Norte de Minas, caso de Nova Porteirinha, Mato Verde, Porteirinha, São João da Ponte, São João das Missões, dentre outros lugarejos.
Diante disso, vale dizer que na última semana de junho os janaubenses terão um final de semana prolongado diante dos feriados municipais dos dias 23 (sexta-feira) e 24 (sábado), acrescido do domingo, 25. A Acijan – Associação Comercial de Janaúba – ainda não manifestou sobre esse assunto em que o comércio poderá encerrar o expediente na quinta-feira, 22, e retornar à normalidade na segunda-feira, 26 de junho.