Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA - Quase sete vezes mais foi o que choveu em outubro passado em relação ao mesmo período de 2005. Entre os dias 13 e 31 do mês passado, os moradores de Janaúba e Nova Porteirinha conviveram com a chuva acumulada de 49,1 milímetros. Esse índice pluviométrico foi dividido em nove dias. A maior incidência da chuva foi na segunda-feira, 30, com 29,4 milímetros.
Os dados são do 5º Distrito de Meteorologia, através da unidade instalada na Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - em Nova Porteirinha. A chuva de outubro passado equivale a 6,7 vezes ao índice pluviométrico de outubro de 2005. No ano passado choveu apenas 7,3 milímetros, isto no dia 30. Ou seja, houve um crescimento de 572,60% na quantidade de chuva.
No entanto, nos últimos três anos o outubro mais chuvoso foi em 2004. Conforme o 5º Distrito, há dois anos choveu o correspondente a 85 milímetros, em Nova Porteirinha e Janaúba. Neste mês, o acumulado é de cerca de 10 milímetros de chuva.
RUAS ALAGADAS
A chuva de segunda-feira (29,4 milímetros) foi suficiente para causar transtornos aos moradores de Janaúba. A deficiência topográfica de algumas vias públicas resultou em inundações. Desde segunda-feira a população de Janaúba convive com ruas alagadas nos bairros e até no centro da cidade.
A formação de poças d´àgua na avenida do Comércio - centro comercial - é um exemplo claro da irregularidade do escoamento de água. Nem mesmo a mudança de pavimentação (de bloquetes para asfalto) resolveu o problema. Na confluência da avenida do Comércio com as ruas Pio XII e José Augusto de Souza fica alagado, o que dificulta o trânsito de pedestres e cria possibilidade dos veículos jorrarem água nas lojas.